Unidades de saúde do Cecap e Laranjeiras 1 realizam atividades do ‘Novembro Azul’

Ações foram realizadas em prol da saúde masculina e com a finalidade de conscientização sobre o câncer de próstata

01/12/2022 - 20h56

Dando continuidade às ações alusivas ao “Novembro Azul” realizadas pelas equipes das unidades do município durante todo o mês, em prol da saúde masculina e com a finalidade de conscientização sobre o câncer de próstata, usuários do CMS Cecap “Dr. Renato Guimarães Bastos” e do USF Pq. das Laranjeiras "Dr. Wilson Antunes Pereira" participaram das atividades nesta quarta-feira (30).

No CMS do Cecap, o médico Marco Antônio Caetano palestrou sobre o cuidado da saúde do homem, orientou sobre os exames de diagnóstico para o câncer de próstata, falou sobre a incidência da doença e a indicação do rastreamento. A enfermeira Renata e Renata Aparecida Almeida Ferreira orientou sobre hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida, prevenção do câncer e outras doenças. Também realizou a dinâmica do semáforo da alimentação, orientando sobre a alimentação saudável.

A equipe também ofertou testagem para sífilis, HIV e hepatites, além de consultas médicas. A Coordenadoria de Participação Popular esteve presente e orientou a importância da participação dos usuários no Conselho Gestor de Unidade.

Os usuários receberam brindes e saborearam um lanche com patrocínio da Padaria Empório dos Paes e do Restaurante do Barba, parceiros do evento.

Na USF do Laranjeiras, a ação foi realizada em parceria com o curso técnico em enfermagem do Senac e enfermagem da Unip, e foi marcada por uma roda de conversa sobre a saúde do homem. Além disso, durante todo o mês de novembro foram transmitidos na sala de espera da unidade vídeos educativos sobre a importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer de próstata, enquanto também era divulgado a data para a roda de conversa.

O foco foi a prevenção, tendo como assuntos abordados a relação sexual de forma segura, a importância da prática de exercícios físicos de a alimentação equilibrada, além dos exames de glicemia, colesterol e PSA, controle do peso, riscos do fumo e no álcool em excesso e das vacinas atualizadas.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce.