Conselheiros do Comad selecionam cartazes para Concurso Nacional de Cartazes da Senad

Três alunos foram selecionados para representar a cidade no Concurso

Fotógrafo: João Pires/LBF
26/04/2011 - 02h57

O Comad - Conselho Municipal Antidrogas, em reunião ordinária do dia 20 de abril, realizada na Casa dos Conselhos, conselheiros presentes a reunião fizeram a escolha de cartazes que foram enviados para participar da XII Edição do Concurso de Cartazes, realizado pela Senad – Secretaria Nacional de Políticas Antidrogas que teve como tema ´´ Arte e Cultura na Prevenção do Uso do Crack e outras Drogas.
Os conselheiros tiveram muita dificuldade na escolha dos cartazes em meio o bom nível da qualidade apresentada, cartazes estes que foram feitos por alunos 3º, 4º e 5º ano do ensino Fundamental da E.E. P.G Antonio de Oliveira do jardim Pinheiros. Os cartazes seguiram normas de avaliação definidas pela SENAD, durante a escolha os conselheiros ressaltarão a nítida opinião dos alunos de que a droga faz mal e pode matar isto quanto às imagens desenhadas e principalmente da importância da prevenção.  
Um dos pontos positivos dentre tantos no trabalho desenvolvido pelas professoras Ivani Ap. T Azevedo, Rosangela Ap. Maria e Cássia R. Ferri da escola do Jardim Pinheiro, que buscaram apoio da coordenação do colégio foi o fato do trabalho ter sido feito também na casa dos alunos e assim tendo desenvolvido a participação dos pais e familiares na pesquisa e estudo do tema. Os Conselheiros observaram a participação clara de pessoas adultas com frases e textos técnicos, mas que de certa forma atinge um dos objetivos que é fazer com que a família converse com seus filhos sobre o problema das drogas e seus males assim como a importância da prevenção ao uso de drogas. 
Os conselheiros elogiaram o trabalho das professoras com os alunos e da iniciativa da escola em participar do concurso e ressaltaram a importância da participação de Araraquara em campanhas especificas como estas de extrema relevância para problema da temática especifica da drogas em nossa cidade, se considerarmos a ausência de Araraquara em concursos passados assim como a falta de campanhas especificas em nossa cidade.  Foram selecionados três cartazes um de cada sala, os cartazes foram enviados para Brasília onde serão analisados e irão concorrer com cartazes de todo o Brasil, os prêmios chegam até R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) subdivididos para 1º,2º e 3º colocado, sendo os vencedores recebidos e premiados na capital do país com a presença do aluno e professor.
O Comad esteve presente na escola do jardim Pinheiro representado por mim que o presido, para agradecer aos alunos pela participação assim como para os professores que fizeram o trabalho com os mesmos, e confesso ter ficado surpreso com a conscientização das crianças quanto à temática das drogas, ao conversarmos sobre o tema do concurso mediante as varias falas e perguntas referentes aos efeitos das drogas no organismo e depoimentos de problemas vivenciados pelas mesma em seu dia dia. Ficando evidente a necessidade de políticas publicas efetiva no âmbito da prevenção, já que ali estavam crianças de 9 a 10 anos que em sua maioria vivenciam ou vivenciaram algum problema na pele com algum tipo de droga licita ou ilícita.
Após seleção dos cartazes, os conselheiros do Comad, definirão a realização por parte do Comad, do 1º Concurso Municipal de Cartazes, de Prevenção ao Uso de Drogas, a ser realizado em outubro deste ano com tema a ser definido. No qual o conselho pretende envolver a participação de um numero maior de escolas e alunos da rede municipal de educação.
As reuniões do Comad – Conselho Municipal Antidrogas acontecem sempre na 3º quarta feira do mês na Casa dos Conselhos av. Duque de Caxias nº 242, esquina com rua 1 na qual todos podem participar.