Saúde de animais idosos é tema do ‘Canal Direto com a Prefeitura’

Médica veterinária Giovanna Varallo, da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, abordou a campanha ‘Fevereiro Roxo’ no programa desta terça-feira (7)

07/02/2023 - 18h29

A médica veterinária Giovanna Varallo, da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, esteve no “Canal Direto com a Prefeitura” nesta terça-feira (7) e abordou o tema “Fevereiro Roxo”, campanha que chama a atenção para a saúde dos animais idosos e para doenças neurodegenerativas.

“O ‘Fevereiro Roxo’ é uma campanha nacional que visa alertar os tutores a ter um cuidado e uma atenção redobrada, principalmente com esses animais considerados geriátricos, porque eles estão mais vulneráveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças”, explicou Giovana.

A médica veterinária relatou que o impacto do envelhecimento varia muito de acordo com o organismo de cada animal. “O que mais comumente a gente observa é o desenvolvimento de doenças renais, oncológicas, cardiovasculares e neurodegerativas que diminuem muito a qualidade de vida desses animais”, informou.

Também não é possível determinar com precisão uma idade em que o animal começa a ser considerado idoso. “Como a gente se depara com diferentes raças, é difícil estabelecer uma data. A literatura em geral fala que, para gatos, a partir de 10 anos já é considerado um idoso. Não um doente, um idoso. Para cães pequenos, 10, 11, 12 anos. Para cães de raças grandes e gigantes, a literatura é mais conflituosa ainda, porque fala de 5 até 9 anos. Cães grandes experimentam uma expectativa menor em relação aos animais de pequeno porte”, relatou.

Giovanna recomenda que os tutores dos animais mantenham sempre a vacinação e vermífugos dos pets em dia, ficar de olho em qualquer alteração comportamental, fazer visitas rotineiras aos médicos veterinários (pelo menos duas a três vezes ao ano), dar boa alimentação e ter bom convívio com os animais.

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura fica no Parque do Pinheirinho e atende a população pelo telefone (16) 3339-4441.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.