Idosos aderem à vacina bivalente contra a Covid-19 na Vila Xavier

Além da CMS Vila Xavier, público idoso também pode tomar a bivalente nas unidades do Vale do Sol, Cecap, Selmi Dei e Sesa. Já os imunocomprometidos, somente no Sesa

Fotógrafo: Tetê Viviani
08/03/2023 - 00h00

Genésio Marques Assumção,70, imunizado com a bivalente no Centro Municipal de Saúde da Vila Xavier

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a primeira fase da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nos maiores de 60 anos. As pessoas imunocomprometidas e as que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso também estão sendo vacinadas nessa fase.

No Centro Municipal de Saúde (CMS) João Vitor Nascimento Maurício, na Vila Xavier, que é um dos polos de vacinação da bivalente do público idoso, o movimento foi intenso nesta terça-feira (7), com distribuição de senhas.

Para muitos idosos, a bivalente é a quinta dose aplicada no braço, desde o início da campanha na cidade em 21 de janeiro de 2021, quando a técnica de enfermagem Vanda Marques da Silva recebeu a primeira dose aplicada pela secretária municipal da Saúde Eliana Honain, no Pronto Socorro do Melhado. O então governador João Doria e o prefeito Edinho participaram desse ato marcante.

Com a carteirinha da quinta dose na mão, o servidor público Antônio Carlos Rodrigues de Lima, de 70 anos, mostrou otimismo na prevenção ao coronavírus e suas variantes. “Para mim a vacinação é a coisa mais importante. Já tinha tomado as quatro doses. Agora, foi a quinta e estou pronto para mais doses pela frente”, disse confiante.

Com a experiência de 70 primaveras, Genésio Marques Assumpção garantiu a quinta dose no braço. “É fundamental para a prevenção da saúde e eu tomo todas as vacinas e, com isso, dificilmente preciso de atendimento médico”.

“A vacinação é a nossa salvação”, resumiu o músico José Carlos Servino, o Sabauna, 72, após ser imunizado.

Independente do laboratório que produziu a vacina, o eletricista predial José Roberto Alves, 71, já tomou as cinco doses e não teve reação alguma. “No começo tomei as duas primeiras doses de coronavac, depois a astrazeneca e a pfizer, até chegar a bivalente. Nenhuma delas deu reação alguma”, contou ao lado da esposa Lúcia de Fátima Santos, 68, que também foi imunizada com a quinta dose.

Vale acrescentar que a vacinação com a bivalente depende da quantidade de doses recebidas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Além da unidade de Saúde da Vila Xavier, as pessoas com 60 anos ou mais também podem procurar a vacina bivalente nas unidades de saúde do Vale do Sol, Cecap e Selmi Dei, das 8 às 15 horas, e no Sesa, das 8 às 14 horas.

Para maiores de 60 anos é necessário apresentar um documento pessoal com foto (RG ou CNH) e carteira de vacina com pelo menos duas doses aplicadas contra a Covid-19 e um intervalo de quatro meses contados a partir da última vacina aplicada.

Os imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão estão sendo atendidos somente na unidade do Sesa, que distribui 100 senhas diárias. O atendimento é das 8 às 14 horas e, além do documento pessoal com foto (RG ou CNH) e carteira de vacina com pelo menos duas doses aplicadas contra a Covid-19, é preciso apresentar laudo confirmando a condição clínica.

 

Serviço:

 

Vacinação contra Covid-19 – bivalente

 

- Pessoas com 60 anos ou mais

Local: Unidades do Vale do Sol, Vila Xavier, Cecap, Selmi Dei I e Sesa.

Horário: Das 8 às 15 horas

 

- Pessoas imunocomprometidas e pessoas com 60 anos ou mais

Local: Unidade do Sesa (com distribuição de 100 senhas diárias)

Horário: Das 8 às 14 horas

 

Definição de imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão:

- Pessoas transplantadas

- Pessoas vivendo do HIV

- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas e em isso de corticoide

- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão

- Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias)

- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise

- Pacientes oncológicos que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos seis meses

- Pessoas com neoplasias hematológicas

 

*Apresentar documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação e comprovação médica, no caso do imunocomprometidos