“Choro no Carmo”: sábado (10) tem mais!

Pedro Luiz Freitas Quarteto convida Guilherme Lamas para segunda edição do Choro no Carmo; apresentação musical será realizada das 11h às 13 horas

06/06/2023 - 19h25

No último sábado a Praça do Carmo iniciou a programação no novo projeto da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart: o Choro no Carmo. O projeto volta neste sábado, 10 de junho, com Pedro Luiz Freitas Quarteto recebendo o convidado Guilherme Lamas (www.guilhermelamas.com) para a apresentação musical das 11h às 13 horas.

O Choro no Carmo tem o objetivo de levar à Praça do Carmo apresentações musicais de grupos de Choro da cidade, convidados da região e também homenagens a importantes músicos da cidade com ligação ao tema, assim como levar ao público o acesso a esse gênero musical, contribuindo na formação de um novo público e estimulando as pessoas a conhecerem um pouco da história desse gênero que se funde com a história e cultura da cidade. Neste mês de lançamento, o projeto acontece em experimentação, todos os sábados de junho na Praça do Carmo.

Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, o Choro na Praça reafirma a proposta da Secretaria Municipal da Cultura de ocupação dos espaços públicos por meio da cultura diversificada e de qualidade, além de dar continuidade a um projeto mais amplo que difunde e dá visibilidade a muitos artistas e, ao mesmo tempo, fortalece estilos e manifestações artísticas sedimentadas no gosto e na memória de cada um.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que o projeto chega para valorizar o Chorinho como patrimônio cultural da cidade, assim como já aconteceu com o projeto “Viola na Praça” e também com a intenção de ocupar uma praça na Vila Xavier promovendo a valorização do samba de raiz que é associado ao bairro.

 

Programação – A apresentação musical com Pedro Luiz Freitas Quarteto recebe o músico convidado Guilherme Lamas, que é doutorando e mestre em Música pela Unicamp, formado em 2008 no Conservatório de Tatuí, tendo como foco de seu trabalho o violão 7 Cordas, o choro e o samba. Com passagens por diversos programas televisivos - “Sr. Brasil”, de Rolando Boldrin, “Milagres de Santa Luzia” da TV Cultura, “Conexão Cultural” da TV Câmara, entre outros - Guilherme Lamas conta que, junto ao quarteto, irá apresentar Pixinguinha e Jacob do Bandolim, entre outros.

Guilherme Lamas toca violão de 7 cordas com corda de aço. Além dos choros tradicionais, também irá apresentar músicas dele mesmo, que são peças idiomáticas para o violão de 7 cordas de aço, do disco lançado recentemente “Bem acompanhado”, em homenagem a violonistas de acompanhamento da história do Brasil. “Vou apresentar uma composição que eu fiz para Paulinho da Viola, que chama ‘Choro pro Paulinho’; uma composição que eu fiz pro pai do Paulinho da Viola, que é o César Faria - músico que acompanhou Jacob do Bandolim por mais de 30 anos – ‘Choro pro César’, entre outras composições autorais.” A participação do convidado será na primeira parte da apresentação do Pedro Luiz Freitas Quarteto, portanto das 11h às 12 horas.

Depois, até às 13 horas, Pedro Luiz Freitas Quarteto segue com repertório que traz releituras de choros e também com trabalho autoral, com: o Pedro Luiz Freitas (bandolim), Oliver Kofi (cavaquinho), Fabiano Marchesini (violão 7 cordas) e Henrique Brandão (pandeiro).

Toda a programação é gratuita e as atividades acontecem na Praça do Carmo, localizada na Av. 7 de Setembro, no cruzamento com a Rua dos Libaneses (rua 14), no bairro do Carmo.

 

SERVIÇO:

Choro no Carmo apresenta: Pedro Luiz Freitas Quarteto e o convidado Guilherme Lamas

Local: Praça do Carmo (cruzamento da Av. 7 de Setembro com a Rua Libaneses/ rua 14 – Carmo)

Data: sábado (10 de junho)

Horário: das 11 horas às 13 horas

 

Grátis

Galeria de Fotos