Massafera alerta sobre aumento de consumo de combustíveis alternativos

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/11/2011 - 04h28

Da tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Roberto Massafera mostrou-se preocupado com o crescimento da frota de veículos no Estado de São Paulo e, consequentemente, do consumo de combustíveis. São mais de 22,6 milhões de veículos, um terço deles rodando na capital.
Os dados do Departamento Estadual de Transito (DETRAN-SP) mostram que, em média, 120 mil novos veículos são vendidos a cada mês no Estado, além dos automóveis usados que são transferidos para São Paulo. “É um aumento espantoso com impactos na economia, na infra-estrutura urbana e rodoviária, e na saúde pública.”
Membro do Conselho de Energia do Estado de São Paulo, Roberto Massafera alerta que no atual cenário não há como suprir a demanda de combustíveis alternativos como etanol e biodiesel para atender essa demanda crescente.
Violência - A violência no trânsito já é a maior causa de morte entre os jovens de 18 a 29 anos. Os acidentes com motocicleta tiraram a vida de 1.384 usuários em 2009, segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
Roberto Massafera alertou ainda sobre a necessidade de tornar mais rigoroso o processo de habilitação dos cidadãos para conduzirem motocicleta. “Vivemos uma situação de impunidade, de desrespeito à legislação e ao espaço público no trânsito.
Precisamos investir na formação de novos condutores, mais conscientes, e fazer cumprir as regras”, observou Massafera.