Tenente Santana quer implantar programa Remédio em Casa

Vereador tucano fez indicação ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) sugerindo adoção do projeto

10/11/2011 - 03h11

O vereador Tenente Santana (PSDB) fez indicação ao prefeito Marcelo Barbieri sugerindo a adoção do programa ‘Remédio em Casa’, através de parceria entre o Executivo e os Correios. O objetivo “é garantir acesso efetivo” a medicamentos selecionados, como para hipertensão, diabetes, dislipidemia e hipotereoidismo.
Santana lembra que o sistema de distribuição de medicamentos no município foi alterado e está restrita a sete unidades de saúde. Segundo ele, “vários munícipes têm reclamado por terem que fazer longos deslocamentos” para obter os remédios. “A implantação deste programa vai diminuir o fluxo de pessoas nos postos de saúde e facilitará a vida de idosos e pessoas acamadas”, argumenta.
O parlamentar explica que o programa, já adotado na cidade de São Paulo e em Uberaba (MG), contempla pessoas “estáveis e controladas dentro do quadro clínico de suas doenças e pacientes em acompanhamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde que residentes em Araraquara.
Para receber o medicamento em casa, o paciente aprovado pega uma receita para 15 dias e nos 90 dias seguintes os Correios fazem a entrega; após esse período, é feita uma avaliação e, constatando-se a necessidade, recebe por mais três meses, quando passa por nova avaliação.