Atenção Básica do Município oferece ações de saúde no Oitis

Iniciativa conta com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social

20/03/2024 - 22h55

A Secretaria Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, está concentrando uma série de ações no Residencial dos Oitis, com o objetivo promover bem-estar e a qualidade de vida, principalmente às famílias em alto grau de vulnerabilidade daquela região. Estas ações envolvem médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que atuam no projeto chamado Consultório na Rua, criado em 2020, no início da pandemia de Covid-19.

No Oitis, as ações são oferecidas desde o último dia 13 de março, durante a semana, das 10 às 12 horas, com exceção das quintas-feiras, quando o quiosque do Centro Comunitário recebe a equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para atendimento do mesmo público.

As ações também são realizadas aos sábados, uma vez por mês, das 8 às 13 horas, com participação de médicos da Liga de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara).


São feitos atendimentos médicos, orientações de saúde bucal para crianças e fornecimento de escovas, coleta de exames, administração de medicamentos, vacinação e testagem de sorologias HIV, Sífilis, Hepatites, além de ofertas de preservativos masculino e feminino.


 “É uma iniciativa muito importante e a população do bairro está aderindo. Focamos na promoção de saúde e qualidade de vida, na prevenção de doenças transmissíveis e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, na prevenção da gravidez na adolescência, na verificação do estado nutricional das família e crianças, no fortalecimento do autocuidado e do vínculo com os profissionais de saúde”, enfatiza Ana Lúcia Pereira, enfermeira do Estratégia de Saúde da Família, que atua no USF do Jardim Cruzeiro do Sul e no Consultório na Rua.

 

Somente no último sábado (16), entre outras ações oferecidas, foram registradas 17 consultas médicas de adulto e mais 3 pediátricas, 3 exames ginecológicos e 1 aplicação de contraceptivo, 3 testes de gravidez e 20 testes rápidos realizados pela equipe do CTA.


As ações devem prosseguir nos próximos meses para atendimento da demanda daquela região.