Prefeito incentiva agricultores a diversificar produção

Fotógrafo: João Pires/LBF
25/11/2011 - 03h43

Durante o II Encontro de Produtores Rurais da Região Central, promovido pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e Instituto Aequitas, na manhã dessa quinta-feira (24), na Fazenda Ibiotec, Zona Norte de Araraquara, o prefeito Marcelo Barbieri incentivou os pequenos produtores rurais a diversificarem a produção.

“Temos cinco assentamentos na Região Central do Estado. A melhor alternativa de resistência à cultura de cana e laranja é a diversificação da produção, inclusive com a volta da bacia leiteira que tem na Fábrica Nestlé um potencial comprador do leite de qualidade e com alto teor de gordura”, observou o prefeito.

Marcelo também destacou a importância do encontro para os pecuaristas. “É uma oportunidade para assimilar novas tecnologias sobre o manejo de animais de corte, já que o Brasil é um dos primeiros exportadores mundiais de carne, e em Araraquara temos um grande distribuidor do produto”, acrescentou.

O coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Uniara e do Instituto de Biotecnologia, João Antonio Galbiatti, disse que “o encontro é uma semente para um projeto futuro que vai colaborar para enriquecer a região central e valorizar os pequenos produtores”.

Para o presidente do Instituto Aequitas, Rodrigo Mancini, o Centro de Difusão de Tecnologias para Produção de Leite, mantido pela Uniara e Aequitas, procura difundir soluções tecnológicas simples e sustentáveis com a utilização da filosofia neozelandesa, focada em excelência, produtividade e qualidade.

O agricultor Daltemio Sidiney Blum, de Descalvado, contou que retomou a produção de leite. “Com 22 vacas e uma produção diária de 80 litros, estamos com esperança que o preço fique estável, pois comprador para o leite nós temos. Viemos também em busca de novos conhecimentos”, disse Blum.

Ainda na abertura do encontro, representantes da Embrapa, Sebrae, Sindicato Rural citaram a importância do constante aperfeiçoamento e busca de novas tecnologias para aplicação na produção rural em seus vários segmentos.

Além do palestrante Sebastião Guedes, do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, que abordou a Importância da Sanidade Animal, outros profissionais orientaram os participantes sobre os temas Ordenha, Qualidade do Leite, Nutrição e Reprodução Animal, Boas Práticas Agropecuárias, Tosqueamento, Aplicação do Biodigestor na Ovinocultura e Manejo Produtivo de Ovinos. O evento também contou com a presença do vereador Elias Chediek, representando a Câmara Municipal.