Obra de nova sede da USF Vila Biagioni avança na fase de fundações

Fotógrafo: Tetê Viviani
28/08/2024 - 23h06

Com os profissionais da construção civil da empresa Polo, contratada via licitação, atuando nos preparativos para concretagem dos pilares estruturantes, a obra de nova sede para a Unidade de Saúde da Família “Doutor Ricardo Resende Cordeiro”, localizada na Rua Sebastião Lemos da Cruz, 670, Vila Biagioni, zona leste de Araraquara, avança na fase de fundações.


A primeira etapa do projeto, logo após o prefeito Edinho assinar a ordem de serviço, no dia 28 de junho, foi a demolição da antiga sede, inaugurada no dia 3 de novembro de 2011, que apresentava problemas estruturais. Em seguida, houve o recolhimento de resíduos sólidos, limpeza e sondagem da área. Agora, serão levantadas as paredes para a posterior instalação da cobertura.


O novo projeto contempla sala de espera e corredores de circulação, recepção, poço de iluminação, sala de inalação, consultório ginecológico com sanitário, consultório odontológico, consultório médico, sala de procedimentos, sala de curativo, sala de vacina, farmácia, expurgo, esterilização, pré-consulta, sala de reuniões, sala de procedimentos, depósito de material de limpeza e copa, sanitários para funcionários, sanitário público masculino e público feminino adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.


Na área externa, serão edificados abrigos para GLP, gás medicinal, lixo comum, lixo contaminado e resíduos sólidos, compressor, e compressor e bomba de vácuo; calçadas perimetrais e de acesso; sistema de drenagem; gradil de fechamento com portão.


E ainda estacionamento em brita; calçamento e rampa para pessoas com mobilidade reduzida; instalação de guarda-corpo e corrimão; rampa de acesso na calçada para pessoas com deficiência e paisagismo.


A USF possui 3,5 mil famílias cadastradas, as quais residem nos bairros Santa Clara, Vila Biagioni e parte do Parque Residencial São Paulo.

O investimento de R$ 1,4 milhão é oriundo do Ministério da Saúde e integra um aporte federal de R$ 39 milhões para melhorias em 24 prédios da rede municipal da Secretaria Municipal da Saúde.