Nova unidade de saúde do Santana será inaugurada nesta quinta (3)

Obra faz parte de um pacote de 24 obras na área da saúde que foram custeadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde

02/10/2024 - 22h42

A Prefeitura de Araraquara realiza nesta quinta-feira (3), às 9 horas, a cerimônia de entrega das obras de construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Yukiyo Yashuda, na Vila Santana. A unidade está localizada na Rua Tenente Joaquim Nunes Cabral, 3071.

A obra é uma conquista da população da região, por meio das plenárias regionais do Orçamento Participativo (OP) e faz parte de um pacote de 24 obras na área da saúde que foram custeadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

Destas 24 obras, já foram entregues também à população as UPAs da Vila Xavier e Valle Verde, e as unidades de saúde do Jardim Brasília, Marivan e Cecap, totalmente reformadas e ampliadas.

O investimento na USF Marivan foi de R$ 1.490.000,00 para reforma, adequação e conclusão das salas de vacina, procedimentos, consultório ginecológico, odontológico, sala de curativos, salas de reuniões, inalação, pré-consulta, higienização, expurgo, além da farmácia, recepção, sala de espera e banheiros. Também foram feitas adequações da área externa, com obras de arrimo, estacionamento, paisagismo e drenagem.

A nova unidade de saúde da Vila Santana presta homenagem a homenagem a Yukiyo Yashuda, filho de imigrantes japoneses, que nasceu em 25 de setembro de 1939, em Tabatinga (SP). Mudou-se para Araraquara em 1961, onde cursou Farmácia na então Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara, posteriormente desmembrada em duas faculdades integradas à Unesp. Formou-se em 1966 e passou a dividir seu tempo ministrando aulas de farmacodinâmica e de farmacologia, além de participar de pesquisas e trabalhos científicos.

Em 1987, recebeu o título de livre-docente junto ao departamento de princípios ativos naturais e toxicologia, em farmacodinâmica e, em 1993, assumiu o cargo de professor titular na mesma repartição. Foram 30 anos dedicados à formação de dentistas e farmacêuticos. Casou-se em 1969 com Leonilda Apparecida Garcia Yashuda, com quem teve dois filhos: Jéferson e Evandro. Faleceu aos 80 anos, no dia 4 de abril de 2020.