Entre as questões levantadas na proposição, destaca-se a necessidade de um planejamento eficaz para solucionar o problema
Fotógrafo: acidadeOn
23/01/2025 - 23h57
A Câmara Municipal de Araraquara, por meio do Requerimento nº 28/2025, de autoria do vereador Balda (Novo), solicitou informações detalhadas ao Executivo sobre a dívida da Prefeitura com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
O Requerimento busca esclarecer:
O valor total atualizado da dívida com a CPFL;
As datas de vencimento das faturas em aberto;
O histórico de pagamentos realizados nos últimos oito anos;
As razões que levaram ao não pagamento das faturas;
As ações já adotadas para regularizar a situação;
A apresentação de um plano de ação com cronograma para quitação ou parcelamento da dívida.
De acordo com o vereador Balda, é fundamental que a situação seja esclarecida e que a população tenha acesso às informações. “Quais as razões que levaram ao não pagamento das faturas? O requerimento busca esclarecer à população os motivos do atraso no pagamento e cobrar um planejamento eficaz para evitar novos impactos nos serviços públicos essenciais”, destacou o parlamentar.
Ele também pontuou a importância de garantir que serviços públicos como escolas e unidades de saúde não sejam prejudicados. “Quando a Prefeitura deixa de pagar suas contas, os impactos não recaem sobre a administração, mas diretamente sobre os serviços que a população utiliza no dia a dia. Um corte de energia em uma escola ou unidade de saúde, por exemplo, pode comprometer o atendimento básico dos cidadãos”, afirmou.
O parlamentar justificou a propositura, citando o princípio da transparência em razão da situação financeira e do acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos. A Presidência da Câmara informou que o requerimento será encaminhado ao Executivo, que terá prazo regimental para responder aos questionamentos”, finalizou.