Edinho integra Frente Parlamentar pela Acessibilidade e Mobilidade Urbana

Democracia é garantir direitos iguais a todos, afirma Edinho em atividade de lançamento

01/12/2011 - 02h03

O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, durante o lançamento da Frente Parlamentar pela Acessibilidade e Mobilidade Urbana, realizada na tarde desta terça-feira, dia 29, na Assembleia, ressaltou que o conceito de democracia está muito longe de ser apenas o direito ao voto. “Muitas vezes, as pessoas têm uma concepção errada. Democracia é a garantia de direitos iguais a todos os cidadãos que compõem a nossa sociedade”, enfatizou. 
A Frente que Edinho integra, coordenada pelo deputado Marco Aurélio (PT), conta com o apoio de 24 deputados estaduais de diferente partidos – PT, PV, PSOL, PMDB, PSB, PSDB e PPS. Tem como objetivo coordenar e promover um movimento nos municípios paulistas de debates e audiências públicas que apontem para uma política de acessibilidade e mobilidade urbana sustentável, integrada ao desenvolvimento urbano. “O trabalho da Frente terá como enfoque a articulação entre poder público e setores organizados da sociedade civil para uma discussão ampla de políticas para cidades mais inclusivas”, disse Marco Aurélio.
Segundo Edinho, a Assembleia cumpre papel importante ao colocar o debate na agenda do estado de São Paulo. “Um estado que se propõe a ser moderno, progressista deve oferecer direitos iguais a todos os cidadãos. Se queremos uma sociedade realmente democrática, temos que pensar no transporte acessível na democratização dos espaços”.
Ele citou o rebaixamento de guias e sarjetas como um dos grandes problemas urbanos a serem sanados, bem como a adaptação de prédios públicos e também privados. “Não pode haver barreiras”, disse.
Em Araraquara, durante seu governo, Edinho firmou várias parcerias e convênios com a APAE e outras instituições que trabalham com a questão das pessoas com deficiência mental ou física como a UDEFA, Fundação Toque e a PARA-DV. Muitos foram os avanços obtidos na área entre os anos 2001-2008.
A Plenária temática do Orçamento Participativo para Deficientes, instituída na administração Edinho, possibilitou dentre muitas obras e programas, a implantação dos transportes adaptados na cidade. Até 2000, não havia nenhum veículo próprio para locomoção de deficientes. Em 2008, no final do Governo Edinho, três microônibus adaptados circulavam em todas as regiões da cidade, além de uma van para serviços ligados à área da saúde. 
Também foi no governo Edinho que foi inaugurada a piscina coberta e aquecida para pessoas com deficiência com elevador, além da sala de fisioterapia. Dentre outras conquistas estão: implantação do Centro de Referência da Cidadania, o semáforo sonoro em vias de tráfego intenso, colocação de elevador em escolas de dois pavimentos, instituição do Programa Especial de Educação na rede de ensino, Bolsas para crianças com paralisia cerebral, construção do novo CRASMA (Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental), entre muitos outros. Na área de esporte, várias equipes de competição e de lazer foram montadas nas modalidades capoeira, basquete sob rodas, atletismo e natação.  
“Trabalhamos muito para que pudéssemos melhorar as condições de vida dessas pessoas e a parceria com as instituições de Araraquara foi fundamental. Agora, como deputado, quero continuar trabalhando e contribuir na busca por uma sociedade mais justa”.