Parceria Prefeitura-Unesp beneficia pequeno empreendedor

Pelo convênio, micro e pequenos empreendedores obtêm repostas técnicas em dúvidas sobre produção

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/12/2011 - 02h13

Um convênio estabelecido em novembro entre a Prefeitura e a Unesp já oferece serviços de respostas técnicas gratuitas a micro empreendedores em Araraquara. Firmado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e o Departamento de Administração Pública, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, o convênio é realizado pelo Sirt – Sistema Integrado de Respostas Técnicas –, órgão vinculado à própria Universidade. 

O prefeito Marcelo Barbieri destaca a importância do apoio à micro e pequena empresa em Araraquara. Por isso, em 2010 ele sancionou a Lei Geral Municipal do Empreendedor Individual, da Empresa de Pequeno Porte e da Média Empresa, aprovada pela Câmara Municipal. De acordo com o supervisor do Sirt, Ricardo Bonotto, a proposta é esclarecer dúvidas ao micro ou pequeno empreendedor, mesmo o informal, visando melhorar a produção. 

Articulado a uma rede de agentes externos, que além de prefeituras inclui associações, sindicatos, institutos de pesquisas e o Sebrae-SP, o Sirt oferece as respostas técnicas através de emails, conforme explica Bonotto. O supervisor do Sistema acrescenta que a idéia do convênio com a Prefeitura de Araraquara surgiu com a proposta de facilitar a vida dos empreendedores, que muitas vezes têm dificuldades em acessar a internet. Ponte A partir da parceria, a Unesp disponibilizou uma estagiária do curso de administração pública da FCL no 9º andar do Paço Municipal, onde fica a SMDE, que oferece a infraestrutura para receber empreendedores.

“Com isso, as dúvidas do setor são enviadas diretamente aos técnicos do Sirt, que elaboram e devolvem as respostas”, explica Ricardo Bonotto.  Vinculado também ao SBRT – Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas -, o Sirt atua na difusão do conhecimento científico, técnico e tecnológico e oferece apoio ao fortalecimento dos empreendimentos visando o desenvolvimento sustentável e a conseqüente geração de emprego e renda.


Reforço

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo, afirma que o atual governo tem dado total apoio aos empreendedores de Araraquara e de outras regiões. “E este é mais um serviço que pode auxiliar na implantação de novos negócios em Araraquara”, friza Cardozo. Conforme reforça o prefeito Marcelo Barbieri, a Lei Geral sancionada em outubro de 2010 possibilita um tratamento jurídico “diferenciado e simplificado” ao setor no município. “É importante darmos todo o apoio necessário a este  empreendedorismo, responsável por quase 70% dos empregos no Brasil”, ressalta o prefeito.