Cidade mantém representação em Conselho Estadual do Idoso

Vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, Otavio Pião é reeleito por novo mandato de dois anos

21/12/2011 - 02h53

O vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, Otavio Luiz Pião, acaba de ser reeleito conselheiro estadual da categoria para um mandato de mais dois anos – de janeiro de 2012 a janeiro de 2014.
Representante de uma macrorregião, que engloba Araraquara, Ribeirão Preto e outros 49 municípios, Pião diz que manterá a sua meta de “luta constante” por melhorias à classe.
“É preciso defender cada vez mais este segmento da população que cresce geometricamente no Brasil”, afirma Otavio, um dos únicos 13 integrantes do Conselho Estadual do Idoso em todo o território paulista.
Criado para orientar a população idosa sobre seus direitos, como acesso a serviços públicos, programas governamentais, saúde, cultura, esporte e lazer, educação, justiça e segurança, e para analisar denúncias e propor medidas cabíveis de proteção, o Conselho Estadual do Idoso foi instituído em 20 de julho de 1987.
Para Oriomar Carmagnani, ‘Teca’, coordenadora do CRIA (Centro de Referência do Idoso de Araraquara), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, a reeleição de Otávio Luiz Pião tem um significado especial para a região. 
“Além de levar e trazer informações relativas às questões do envelhecimento e se inteirar das novas diretrizes governamentais e das políticas públicas para o setor, a reeleição de Otávio Pião abre caminhos para a participação direta da região nas conferências estadual e federal do idoso”, explica Teca. 

Campanha

Segundo a coordenadora, as pessoas com 60 anos ou mais representam 14% da população em Araraquara e, desse total, cerca de 8 mil estão cadastradas no CRIA.
Ainda de acordo com Oriomar, a Secretaria Municipal de Saúde planeja desenvolver em 2012 uma campanha direcionada ao combate da violência contra a pessoa idosa. 
“É preciso alertar a sociedade sobre essa questão que já se tornou um problema de saúde pública”, adverte. 
Bancário aposentado, Otavio Pião reconhece o apoio do governo do prefeito Marcelo Barbieri aos idosos de Araraquara e reforça que outra meta do seu mandato à frente do Conselho Estadual é aumentar o número de conselhos municipais do idoso em toda a região.

Políticas públicas

Em Araraquara, a Prefeitura tem dedicado atenção especial aos idosos com programas e ações que envolvem, além da Pasta de Saúde, as secretarias de Assistência Social, e de Esportes e Lazer, e o Fundo Social de Solidariedade. 
Entre os projetos em andamento está a implantação do Centro Dia do Idoso, que desenvolverá diversas atividades de interação social entre a população acima de 60 anos.
A atual Administração também já entregou duas unidades da Praça do Idoso (do Parque Infantil e Carmo), além de apoiar e incentivar a participação nos Jogos Municipais e Regionais dos Idosos.
Também foi inaugurado em 2010 o Recanto Feliz, primeiro conjunto habitacional viabilizado pelo Poder Público voltado exclusivamente para idosos.

Conferências

Em 2011, a Conferencia Estadual do Idoso foi realizada em Águas de Lindóia, no mês de setembro, com participação da presidente do Conselho Municipal de Araraquara, Risony Santos Gomes, além de Teca e Pião. Já a Conferência Nacional do Idoso foi realizada em novembro, em Brasília, com participações de Pião e Risony, e a Conferência Regional deu-se em agosto, em Araraquara.