A Prefeitura de Araraquara está recuperando a bacia de detenção localizada na Avenida 04, no Jardim Maria Luiza IV, na cabeceira do Córrego do Cupim. A intervenção busca conter o avanço da erosão e melhorar o escoamento das águas das chuvas em uma área afetada pela degradação do solo.
Segundo a administração municipal, o investimento total é de R$ 2,125 milhões, com recursos da Secretaria da Defesa Civil do Estado de São Paulo e contrapartida municipal de R$ 325 mil.
Os trabalhos começaram há cerca de um mês e têm prazo de execução de quatro meses. A previsão é concluir a recuperação nos próximos três meses, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
Intervenção será realizada em cinco etapas
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, o projeto contempla a construção de uma nova escada hidráulica, a reconformação da bacia de detenção e a implantação de um novo extravasor.
Também estão previstas a recuperação da tubulação de lançamento e a extensão da rede. As intervenções buscam recuperar a estrutura e melhorar o sistema de drenagem e contenção no local.
Erosão começou após chuvas intensas em 2022
Conforme a Prefeitura, o processo erosivo teve início em dezembro de 2022, após um período de chuvas intensas em Araraquara. Com a deterioração do solo, a erosão avançou e passou a apresentar características de voçoroca, uma forma profunda de erosão.
A recuperação pretende conter esse avanço, reduzir os impactos do escoamento das águas pluviais e ampliar a segurança da área.