Canteiro Escola entrega certificados para a 15ª turma

11/01/2012 - 02h07

O projeto Canteiro Escola, da Prefeitura e Senai, concluiu a qualificação da 15ª turma dos cursos profissionalizantes na área da construção civil em solenidade realizada no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, na segunda-feira (9).
Criado em 2009, por meio de uma parceria com o Senai e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o projeto formou 3.300 alunos, incluindo os 74, da 15ª turma, que receberam os certificados das mãos do prefeito Marcelo Barbieri. 
“É um orgulho para nós atingirmos tão elevado número de qualificados nos cursos de pedreiro revestidor e assentador, instalador hidráulico, eletricista predial, pintor de obras. O certificado do Senai é reconhecido em todo o País”, afirmou o prefeito.
O bom momento da cidade na geração de empregos também foi citado pelo prefeito. “Estamos entre as cidades que mais geraram emprego em 2011. As diversas obras em execução garantem várias contratações”, disse.
Marcelo também anunciou que este ano será iniciado o curso de serralheiro, para jovens aprendizes, organizado pelo Fundo Social.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardoso, enalteceu a parceira com o Senai e incentivou os 74 formandos a continuarem fazendo outros cursos para adquirem mais conhecimentos. 
Para o diretor do Senai da unidade de Araraquara, Paulo Sassi, o apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Sindicato da Construção Civil e das igrejas que cedem espaço para as aulas é fundamental para que a escola técnica atue nos bairros mais distantes do Centro.

Planos

Para o estudante Gregory Souza Dias, 18 anos, as aulas de eletricista instalador predial foram proveitosas e, além de instalações elétricas, aprendeu cálculos sobre materiais e orçamentos de mão de obra. “Vou continuar me aperfeiçoando com o próximo curso de eletricista NR10 e conseguir um emprego na área”, projetou.
Já o funcionário público Sidinei da Silva, 48, vem realizando cursos com frequência. “Pintor de obras, eletricista residencial, pedreiro assentador e agora pedreiro revestidor”, contou Sidinei, que aproveita os fins de semana e férias para fazer alguns “bicos”.
Rosivaldo da Silva, 36, atua na área de alimentação, mas faz cursos da construção civil e está propenso a trabalhar com estética. “Acabei o curso de instalador hidráulico e matriculei-me em corte e cabelo, no Espaço Kaparaó. Estou procurando uma melhor fonte de renda”, contou. 

Nova turma

O gestor de projetos Sandro Velloso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informa que os próximos cursos da construção civil terão início no dia 23 de janeiro e as inscrições estão abertas nos CRAS (Maria Luiza, Yolanda Ópice, Parque São Paulo, Jardim das Hortênsias, Vale do Sol e Selmi Dei)  e no Centro de Atendimento ao Trabalhador, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 231, fone (16) 3301 1599.

Serviço 

Projeto Canteiro Escola
Cursos: pedreiro assentador, eletricista predial, assentador de cerâmica, instalador hidráulico e pintor de obras Vagas limitadas
Duração: 160 horas
Aulas: de segunda-feira a sexta-feira
Horário: das 19h às 22h