Defensoria Pública realiza Pré-Conferência em Araraquara

28/04/2011 - 02h25

A unidade de Araraquara da Defensoria Pública, em preparação para o ciclo de pré-conferências da instituição, reuniu-se com a sociedade na noite do dia 26 de abril, para prestar contas de sua atuação nos últimos dois anos e para ouvir as novas reivindicações.
Em 2009, a população da região aprovou na pré-conferência de São Carlos 28 reivindicações. No evento de terça-feira, os defensores redigiram documento à população para prestar contas da atuação e abriram espaço para que todos os presentes pudessem se manifestar.
O evento contou com a participação da Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Luciana Zaffalon, que veio de São Paulo para ouvir os pleitos dos cidadãos de Araraquara e conscientizá-los sobre a importância da participação da cidade na pré-conferência regional de São Carlos, que ocorrerá dia 13 de maio, às 18 horas, no auditório da Embrapa, localizado na Rua XV de Novembro, 1492.
Para este evento, a unidade de Araraquara já colocou à disposição da população ônibus e alimentação para que todos possam participar e cobrar melhorias na prestação do serviço público no município.
Além da participação da Ouvidora-Geral da DPE, compareceram o Prefeito Marcelo Barbieri, os vereadores Carlos Nascimento, Marcia Lia e Édio Lopes, além de várias entidades, ONG’s, tais como: 
Comitê de Ação e Cidadania, RNP-Sol, Udefa, FISA, CAPS, Concriar, Centro de Referência da Mulher etc., sem contar inúmeros líderes comunitários e representantes de associações de bairros que puderam manifestar sobre os problemas vivenciados pela população.

Fortalecimento da Defensoria Pública
O prefeito Marcelo Barbieri participou do encontro promovido pelos Defensores Públicos de Araraquara e disse durante o evento “A Defensoria Pública é um instrumento que garante à população o acesso à justiça e a preservação de seus direitos. A mobilização realizada pelos defensores públicos é fundamental para estimular a participação social e promover o crescimento da Defensoria na cidade. Esse é um trabalho de alto interesse público e nosso apoio ao evento é total”, declarou o prefeito Marcelo Barbieri, defendendo a implantação de um Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araraquara. Hoje a cidade integra a regional de São Carlos, da qual fazem parte 36 municípios. A proposta defendida pelo prefeito visa ao fortalecimento do órgão e melhoria dos serviços para a população de Araraquara e municípios vizinhos. “Vamos levar essa sugestão à APRA e buscar o apoio dos prefeitos da região”.

APRA 
A APRA é a Associação dos Prefeitos da Região de Araraquara que promove encontros periódicos para discutir problemas comuns dos municípios da região. A próxima reunião está marcada para sexta-feira (29), na cidade de Boa Esperança do Sul.