08/02/2012 - 00h41
Na manhã dessa terça-feira (7), o prefeito Marcelo Barbieri se reuniu com o engenheiro e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Antônio Clóvis Pinto Ferraz (Coca Ferraz), para discutir a parceria entre a Prefeitura e a universidade na realização de um estudo sobre mobilidade urbana, transporte público e trânsito em Araraquara.
O estudo será firmado por meio da Fipai – Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial, órgão ligado a USP de São Carlos.
“Este estudo a ser realizado pela USP nos trará uma visão global e estratégica sobre como podemos melhorar a infraestrutura, o transporte público e o trânsito, projetando Araraquara como uma referência nesses pontos nos próximos anos e fortalecendo o quesito segurança para pedestres e motoristas”, disse o prefeito.
De acordo com Coca Ferraz, a USP participa de projetos com objetivos diferenciados, como neste caso, que busca transformar Araraquara em cidade modelo para outros municípios do mesmo porte. “A proposta é contribuir com uma análise técnica, propondo elementos e ideias que irão agregar aos projetos em andamento e futuros”, explicou o professor. “Utilizaremos os laboratórios da universidade para fazermos os estudos e simularmos os impactos que as mudanças possam causar. Sempre em total sintonia com a Prefeitura”, ressaltou.
Na reunião já foram destacados alguns pontos que deverão constar do estudo como a criação de corredores de ônibus; implantação de ciclovias; melhorias em vias como a Avenida Sete de Setembro – que já está sendo debatida pela Prefeitura com os comerciantes do local - e a Henrique Lupo; além de atenção especial ao projeto Parque dos Trilhos, que irá transformar a cidade e, para isso, necessita de ações estratégicas. “Nossa intenção é somar, sempre focando a parte técnica, mas também cultural de cada região. Agradeço muito esta atitude do prefeito Marcelo, que se mostra preocupado com os rumos da mobilidade urbana e do trânsito de Araraquara, pois, para mim, é uma honra fazer parte desta ação na minha cidade”, explicou Coca Ferraz.
“Precisamos pensar a Araraquara de hoje e do futuro e a excelência da USP irá contribuir, e muito, conosco. Junto com as diversas secretarias da Prefeitura e a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), será realizado um trabalho que reforce as ações já em andamento e que busque soluções e melhorias para outras questões, ligadas ao trânsito e à mobilidade, em Araraquara“, concluiu Marcelo.