Projeto homenageia engenheiro Fábio Quintela

10/02/2012 - 02h14

O deputado estadual Roberto Massafera apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageando o engenheiro Fábio Quintela Fortes, dando seu nome a uma rotatória da SP-215 em São Carlos. Especialista em transportes, Fortes era um dos maiores projetistas de rotatórias viárias do País.
O engenheiro trabalhou como consultor na região, inclusive na Direção Regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de Araraquara. Mestre e doutorando em engenharia de Transportes pela USP de São Carlos, o engenheiro morreu em setembro de 2010.

O projeto do deputado Roberto Massafera denomina Fábio Quintela Fortes o trevo da rodovia Paulo Lauro (SP-215), em São Carlos, que dá acesso ao bairro Cidade Aracy.

“Era um engenheiro talentoso, um exemplo para as novas gerações de profissionais que o País tanto precisa para fortalecer nosso desenvolvimento”, considerou Roberto Massafera.
 
Biografia - Fábio Quintela Fortes nasceu aos 19 de janeiro de 1957, em São Paulo. Era filho de José Roberto de Albuquerque Fortes, já falecido, e de Maria Ercília Quintela Fortes. Em 1985 casou-se com Renata Pontin de Mattos Fortes com quem teve os filhos Gustavo Mattos Fortes, Laura Mattos Fortes e Francisco Mattos Fortes.
Formou-se em engenharia civil na Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Era mestre e doutorando em Engenharia de Transportes, também USP de São Carlos.

Realizou atividades profissionais no Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores S.A.; no DER/SP; na PALAS ATHENA – Consultoria e Projetos de Pavimentação e na CONPET – Consultoria e Projetos em Engenharia de Transportes S/C Ltda.

Fábio Quintela desenvolveu projeto de pavimentos de baixo custo que implantou com o Professor Doutor Douglas Fadul Villibor. Era um dos mais conceituados projetistas de rodovias, vias urbanas e dispositivos viários do País, em pesquisas que mantinha ao lado do professor Coca Ferraz, da USP de São Carlos.