Tiro de Guerra abre ano de instrução em Araraquara

Para o prefeito Marcelo Barbieri, prestar Serviço Militar no TG significa disciplina, hierarquia, respeito e solidariedade

02/03/2012 - 05h06

Com o início do ano de instrução, nessa quinta-feira (1º), o Tiro de Guerra de Araraquara, órgão do Ministério do Exército, prepara a aula inaugural de segunda-feira, dia 5, às 7h30, para os cem atiradores escolhidos para a turma de 2012, dos cerca de dois mil jovens nascidos em 1993 que se alistaram na cidade. Trata-se da primeira turma de atiradores após o centenário do TG araraquarense, comemorado em setembro de 2011.
De acordo com o chefe de Instrução, subtenente Israel Gargioni, o número de voluntários deste ano, ou de jovens que querem prestar o Serviço Militar independentemente da obrigatoriedade, é de 87%, contra 55% da turma de 2011.
Este crescimento no percentual de voluntários é o reflexo do bom trabalho desenvolvido no TG de Araraquara, segundo Gargioni. “Pode estar relacionado também com os 100 anos da instituição, completados no ano passado e bastante divulgado pela imprensa”, acrescenta o subtenente.
O prefeito Marcelo Barbieri destaca a parceira da instituição com o governo, principalmente nas  campanhas realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade. “Um filho prestando Serviço Militar é um grande orgulho para a família. No Tiro de Guerra temos disciplina, hierarquia, respeito aos companheiros e solidariedade”, diz Marcelo.

Atividades

O ano de instrução para os atiradores araraquarenses vai até o mês de dezembro, com duas horas de atividades, das 6h às 8h, de segunda-feira a sábado. São duas turmas de 50 atiradores cada, uma comandada por Israel Gargioni e outra pelo sargento Marcelo Luis Konrath.
A cada ano, os instrutores participam de várias campanhas desenvolvidas pela Prefeitura, via Fundo Social de Solidariedade. Entre as campanhas, destacam-se a do agasalho, que arrecada roupas de inverno destinadas a pessoas carentes, e as que arrecadam alimentos repassados a instituições sociais com o mesmo objetivo.
O Tiro de Guerra de Araraquara é o mais antigo em atividade no Brasil, já que foi fundado em 10 de setembro de 1911 quando alguns líderes se mobilizaram para criar a Linha de Tiro Cívica na cidade.
No próximo 10 de setembro, Dia do Atirador em Araraquara, o comando irá homenagear as turmas de 1962 e de 1982, que completarão, respectivamente, 50 anos e 30 anos de prestação do Serviço Militar na cidade.
O TG fica na Rua Ceará, número 1588, na Vila Xavier, com telefones (16) 3339-3263 e 3339-2131, e e-mail tg-araraquara@ bol.com.br.