Meio Ambiente entrega revitalização do Água Branca

23/03/2012 - 03h52

O vereador Elias Chediek Neto (PMDB) representou a Câmara Municipal na solenidade de entrega da recuperação e reflorestamento da nascente do córrego Água Branca, na manhã de quinta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água.
O ato teve a presença do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); do secretário do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho; e, do gerente de Reflorestamento da Secretaria, Fernando de João Braga. Também estiveram presentes, os alunos da EMEF “Professor Waldemar Saffiotti”.
A nascente fica localizada no Jardim Dumont, na região Sudeste de Araraquara. Foram necessárias 4.400 árvores de espécies nativas para recuperação do córrego. Do total, 1.200 foram distribuídas ao redor da nascente. Também foram plantadas 150 árvores frutíferas formando o pomar urbano. 
Em volta das árvores foi instalada uma barreira de pneus para impedir a população de depositar entulho, além de impedir a passagem de carros, entre outros. Segundo Braga, “tiramos nove caminhões de lixo e entulho; roçamos a área para depois começar o plantio das mudas”.
Alguns moradores questionaram o projeto alegando que na época da compra dos loteamentos constava que a área onde foram plantadas as mudas seria uma praça, o que causou revolta. A recuperação da nascente é um projeto antigo, mas que por falta de conscientização de sua importância, sempre encontrou obstáculos. 
Para Chediek, “é necessário que a população colabore com as iniciativas ambientais, denuncie e ajude a preservar”. Segundo ele, “sem água, o homem não vive e ela é nosso bem maior”. O parlamentar parabenizou o prefeito e o secretário, além de todos envolvidos nos projetos de recuperação dos córregos da cidade.
Reis enfatizou que, “hoje, Dia Mundial da Água, para nós também é o dia da teimosia”. De acordo com o secretário, “é a quarta vez que tentamos recuperar essa área, pois as últimas três tentativas foram em vão devido à falta de cuidado de alguns”. Ele afirmou que “precisamos aprender a lidar com a preservação e com a educação ambiental porque a água não dura para sempre”. 
O prefeito ressaltou a importância do córrego para a cidade e como o reflorestamento pode contribuir para evitar possíveis alagamentos. Também destacou algumas obras ligadas à preservação como, por exemplo, o IPTU Verde. Marcelo Barbieri agradeceu a Chediek “pela sua constante preocupação com questões ligadas ao meio ambiente”.