27/03/2012 - 03h55
Dia 27 de março é comemorado o Dia do Teatro e do Circo. A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - a fim de celebrar a data, preparou uma programação especial para o dia, a partir das 18 horas, na casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.
A primeira atração é a intervenção urbana “O Lugar de Onde se Vê”, com os alunos do Curso Técnicoem Arte Dramática, realizado pela parceria da Prefeitura Municipal e o SENAC-Araraquara.
A ação, que acontece nas proximidades da Casa da Cultura, apresenta diferentes personagens da história do teatro universal. Assim, os atores Higor Fermiano, Larissa Mariano, Marco Aurélio Dolci, Helô Ferraz, Nara Marques, Sandra Regina, Marina de Nóbile, Patrícia Vallini e Bia Blundi circulam com caixas de madeira que se transformam em pequenos tablados-palco.
Das caixas saem pequenos adereços que auxiliam os intérpretes na representação de célebres personagens, como o jovem Hamlet e Ofélia, de Shakespeare; Blanche Dubois, de Tenesse Willians; Nina e Treplev, de Tchecov; Sônia, de Nelson Rodrigues - entre outros.
“A intervenção pretende presentear os transeuntes com pequenos pensamentos retirados das falas memoráveis destes personagens e assim divulgar o dia 27 de março, como comemoração oficial desta arte. As apresentações, com cerca de três minutos, acontecem simultaneamente pela praça, no ponto de ônibus e nas escadarias da Casa da Cultura”, explica Jorge Okada, docente do Curso Técnicoem Arte Dramática. “O título dessa intervenção artística faz referência ao vocábulo grego que dá origem a palavra teatro: “Theatron’, que significa ‘O Lugar de Onde se Vê’”, explica.
A segunda parte conta com a participação do palhaço Buchechinha, a partir das 19h30, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, localizado ao lado da Casa da Cultura. Buchechinha fará uma apresentação circense e também o bate-papo intitulado "A Vida no Circo".
Vale destacar que as homenagens ao Teatro e ao Circo também contaram com a apresentação do espetáculo “Sabor a Freud”, nos dias 24 e 25, no Teatro Municipal, com os atores Ângela Dip e Juan Alba. Além disso, entidades sociais convidadas participam de apresentações, a convite da Secretaria da Cultura, no Circo do Buchechinha. Toda a programação é gratuita.