28/03/2012 - 01h32
O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado da presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, entregou nessa terça-feira (27) as novas instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Girassóis), na Região Noroeste de Araraquara. O Programa funciona no novo local desde outubro do ano passado.
O investimento de R$ 80 mil contemplou salas de reuniões, atendimentos, almoxarifado e na área externa plantio de gramas, colocação de bancos e paisagismo. O prédio pertence ao município.
Durante a solenidade, o prefeito destacou o comprometimento da equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Estamos baixando os índices de violência contra os jovens, com a implantação de novos CRAS nos bairros mais distantes do Centro de Araraquara. Ampliamos a política de assistência social no município. Acolhemos as pessoas em situação de risco e intensificamos a atuação em regiões vulneráveis, fortalecendo os vínculos familiares e evitando que a violência se instale”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, a Pasta Social de Araraquara é referência em Assistência Social no Estado. “Temos profissionais competentes, espaço e equipamentos para cuidar de jovens e adolescentes e encaminhá-los para um melhor futuro”.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, agradeceu a confiança do prefeito Marcelo Barbieri e mencionou vários avanços em sua Pasta. “Nosso foco de trabalho é olhar e preservar os direitos da criança e do adolescente com assistência integrada, valorizando Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
A gestora do CREAS Girassóis, Maria José Oliveira de Moraes, afirmou que as novas instalações tornaram o ambiente de trabalho agradável e fortaleceram a rede social, aumentando o vínculo entre os jovens e os profissionais do CREAS, por meio de atividades educacionais, esportivas, sociais e culturais.
Marcelo, após o descerramento da placa inaugural, percorreu todas as instalações dos programas de assistência social e disse que os serviços de acolhimento e proteção aos jovens estão integrados, o que melhora ainda mais o atendimento e o resultado das ações de proteções.
CREAS Girassóis
O CREAS Girassóis acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abusos sexuais. Em horário oposto à jornada escolar, eles participam de oficinas culturais com apoio pedagógico, orientação familiar e serviço de enfrentamento à violência. A unidade fornece alimentação e passe para o transporte coletivo.