Antigo Teatro Municipal ganha destaque na região central

29/03/2012 - 02h52

O Antigo Teatro Municipal de Araraquara – famoso pela sua grandiosidade e sofisticação - marcou definitivamente a história da cidade e ganha um painel para que novas gerações conheçam um pouco mais de sua importância cultural.
Na tarde deesta quarta-feira (29), a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, recebeu o empresário Ali Zaher, mantenedor do Colégio Objetivo, para a assinatura de uma parceria artístico-cultural, que irá resultar na pintura da imagem do antigo teatro na parede de um prédio residencial da região central da cidade.
O prédio escolhido foi o Edifício Diplomata, localizado na Rua 06 entre as avenidas Portugal e a São Paulo. Sérgio Luiz de Souza – conhecido como Toquinha – é o artista que irá criar a obra.
De acordo com ele, a ideia é iniciar o trabalho na próxima semana e terminá-lo num prazo estimado em 90 dias.
A secretária Euzânia lembrou que o desenho terá um significado importante e especial, já que “remete ao trabalho contínuo da cultura de se lutar pela preservação do patrimônio”, e agradeceu a parceria estabelecida com o Colégio Objetivo. “Esta ideia tem um forte caráter educacional, já que resgata parte da nossa história para as novas gerações”, observou.
“Relembrar é viver, mas também é importante ter ações exemplares como esta do empresário Ali Zaher”, lembrou o secretário de Governo, Luiz Zaccarelli. “É um projeto muito bonito, resultado dessa ação positiva entre o Colégio Objetivo e a Secretaria Municipal da Cultura. Vamos lembrar as novas gerações, da beleza e história do antigo teatro, com essa louvável iniciativa do Objetivo, Prefeitura e o artista Sérgio”.
Para Ali Zaher, “é uma grande satisfação participar dessa importante revitalização”. O mantenedor disse que a parceria estabelecida é uma forma de ajudar e participar a manter a história de Araraquara viva, fazendo com que a educação esteja atrelada à cultura.
O artista Sérgio “Toquinha” preparou um desenho, com base em diversas pesquisas – inclusive usando o acervo do MIS – a fim de “relembrar um dos patrimônios mais bonitos que a cidade já teve”. “O antigo Teatro é uma das referências culturais da cidade, por isso iremos resgatar e trazer esse valor histórico para ser relembrado pelas novas gerações”, apontou.
A assinatura da parceria contou com a presença do coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural, Ayrton Isaías; da síndica do Edifício Diplomata, Ivone Pereira – além de coordenadores e gestores da área cultural.