NBB - Pressão para cima dos líderes

Brasília e Flamengo vencem, em partidas emocionantes, e ficam mais colados ainda nos líderes Pinheiros e São José. Joinville e Tijuca também vencem

30/03/2012 - 02h15

O Uniceub/BRB/Brasília colocou pressão em cima dos líderes Pinheiros/SKY e São José/Unimed/Vinac ao vencer, nesta quinta-feira (29), a Liga Sorocabana, fora de casa, por 91 a 89. Com o resultado, o time da capital federal chegou a 20ª vitória na temporada, mesmo número dos rivais, mas ainda continua na segunda colocação, pois possui um jogo a mais (76,9% de aproveitamento). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o grande nome da equipe de Brasília anotando um duplo-duplo de 26 pontos e 10 rebotes. Além dele, o ala Alex também se destacou, com 23 pontos. Pela Liga Sorocabana, o ala Fabrício foi o cestinha, com 18 pontos, e o pivô Mineiro contribuiu com 14 pontos e 10 rebotes.
"Esta foi uma vitória dura, como já imaginávamos. A Liga Sorocabana sempre dificulta a vida dos times que jogam em seu ginásio. Vencer hoje foi importante demais, porque estamos chegando ao momento de definição da primeira fase e queremos terminar no melhor posicionamento possível", comentou Giovannoni.
Outro time que segue na cola dos líderes é o Flamengo, que suou muito para conseguir vencer nesta quinta-feira. Jogando em casa, os cariocas superaram o Winner/Limeira, por 97 a 96, na prorrogação. Com a vitória, o time rubro-negro conquistou seu 19º resultado positivo em 26 partidas no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala Duda, do Flamengo foi o cestinha do jogo ao lado do ala Diego, do Limeira, com 24 pontos. Outro jogador que também se destacou na partida foi o ala norte-americano da equipe carioca, David Jackson, que anotou 21 pontos.
Abaixo na tabela de classificação, o quinto colocado, o Paulistano/Unimed chegou a abrir 17 pontos de vantagem, mas não conseguiu superar o Cia do Terno/Romaço/Joinville, que se recuperou no último quarto e saiu com a vitória, em casa, por por 68 a 67. Esse foi o quinto resultado positivo seguido do time catarinense, que possui uma campanha de 14 vitórias em 26 partidas (53,8% de aproveitamento). 
O ala norte-americano do Joinville, Bishop, foi o cestinha da partida, com 23 pontos. Os armadores André Goes e Shilton também se destacaram pelo time da casa, com 11 pontos cada. Pelo Paulistano, o principal pontuador foi o paraguaio Guillermo Araujo, que anotou 18 pontos.
"Importante para a equipe ter uma sequência como essa, principalmente nessa fase final do campeonato. Tivemos uma excelente recuperação no segundo turno e estamos nos fortalecendo a cada partida", afirmou o técnico do Joinville, Neto.

Tijuca mais perto dos playoffs

O Tijuca/Rio de Janeiro recebeu o Araraquara em seu ginásio nesta quinta-feira e confirmou a condição de mandante, superando os paulistas por 90 a 78. A vitória dos cariocas esquentou ainda mais a briga pelas duas últimas vagas nos playoffs, contra Liga Sorocabana e Minas Tênis Clube. Com o resultado, os tijucanos chegaram a nove vitórias em 26 jogos na competição.
O cestinha da partida foi o ala/armador Luisinho, autor de 20 pontos que ajudaram a manter Araraquara vivo na partida, mas que não foram suficientes para a vitória. Do lado dos donos da casa, o pivô Rodrigo Bahia foi o maior anotador, com 18 pontos, mas outros cinco jogadores marcaram ao menos dez pontos: Manteguinha (14), Gegê (13), Marcellus (13), Lima (13) e Mineiro (10).
"Foi um resultado positivo que trabalhamos a semana toda por ele. O objetivo do Tijuca, que faz sua temporada estreia no NBB, é conseguir a classificação para os playoffs e o time está focado nisso", comentou Rodrigo Bahia.

Confira os jogos da 13ª rodada do returno do NBB:
28/03 (Quarta-feira)Vila Velha/Garoto/BMG 71 x 73 Unitri/Universo
29/03 (Quinta-feira)Tijuca/Rio de Janeiro 90 x 78 AraraquaraCia. do Terno/Romaço/Joinville 68 x 67 Paulistano/UnimedFlamengo 97 x 96 Winner/LimeiraLiga Sorocabana 89 x 91 Uniceub/BRB/Brasília
Adiados07/04 (Sábado)18h - São José/Unimed/Vinac x Pinheiros/SKY
08/04 (Domingo)11h - Itabom/Bauru x Minas Tênis Clube