Vereador Dr. Lapena pede Campanha de Educação no Trânsito

Objetivo é o respeito a faixa de pedestre

05/04/2012 - 03h41

O vereador e segundo secretário da Câmara Municipal de Araraquara, Luiz Claudio Lapena Barreto (Dr. Lapena – PSDB), quer a realização por parte da Prefeitura de uma Campanha Educativa abordando a obrigatoriedade dos motoristas frearem seus veículos antes da faixa de pedestres.
O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que todos os veículos, motorizados ou não são responsáveis pela vida do pedestre, e na faixa de segurança o pedestre tem preferência, a não ser quando houver sinalização semafórica, algo que não vem sendo observado.
“Existe a obrigatoriedade de se respeitar a faixa de segurança, e em algumas cidades, como Brasília, ante a motivação do pedestre em cruzar a faixa de segurança de imediato os motoristas acionam a frenagem de seus veículos. Isto é consequência de uma política educacional que tornou uma ação cultural”, diz Lapena.  
Cita o vereador que na cidade de União da Vitória, no estado do Paraná, o Setor de Educação de Trânsito da Prefeitura lançou o Projeto Olhe a Faixa, e com a implantação é obrigatória a parada do condutor de veículos nos locais identificados com placas da ação educativa, quando o pedestre sinalizar que deseja atravessar a via.
“O pedestre tem que sinalizar com a mão (como estivesse acenando para o ônibus parar), indicando a intenção de atravessar a via pública, devendo aguardar na calçada até o momento que o condutor de veículo visualize-o, e demonstre que entendeu seu pedido, parando com o veículo e garantindo sua travessia que somente pode acontecer pela faixa”, cita Lapena.
O vereador insiste na realização da campanha observando que a simples visualização do pedestre na calçada, próximo a faixa de segurança é um indicativo que ele pretende atravessar e o condutor do veículo deve sinalizar com o pisca alerta e com o braço esquerdo para fora, realizar movimentos de cima para baixo, solicitando a diminuição de velocidade do veículo que se aproxima, a fim de evitar colisão traseira.
“É fundamental a realização da campanha, e seu resultado será não apenas a conscientização do povo, mas também que se torne parte de nossa cultura, que mostre ao pedestre a importância de atravessar a via pela faixa e o motorista dar preferência ao pedestre”, sinaliza o vereador Luiz Claudio Lapena Barreto, o Dr. Lapena, enfatizando que é perceptível a não observância da Lei  da Faixa junto as escolas, na avenida Padre José de Anchieta e até no próprio bolulevard.