Levantamento do Codecon pesquisou 70 produtos em cinco estabelecimentos da cidade. Orientação para o consumidor é pesquisa de preço
05/04/2012 - 03h47
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Orientação de Defesa do Consumidor (Codecon), órgão da Prefeitura Municipal conveniado à Fundação PROCON/SP, apontou que em Araraquara existe uma diferença de até 84% no preço de ovos de páscoa comercializados em supermercados da cidade. Ao todo, cinco estabelecimentos foram analisados pelo órgão municipal.
Para se ter uma ideia, um ovo de páscoa n°20, com peso de 350 gramas, apresentou o valor de R$ 16,00 num determinado supermercado, enquanto em outro local o mesmo produto apresentou valor de R$ 34,90, ou seja, uma variação de 84,85%. A inflação no período de março de 2011 a fevereiro de 2012 apresentou variação de 4,59%. A pesquisa comparou os valores de 70 produtos.
Segundo o levantamento realizado no começo do mês de abril, a média de variação de preços dos ovos de páscoa foi de 25,46%. “A diferença de valores em alguns casos é muito grande. Alguns produtos variam 60% de supermercado para supermercado. O consumidor precisa se atentar antes da compra, por isso fizemos essa pesquisa de preços”, afirma o gerente do Codecon, João Paulo Prada Nascimento.
Segundo o representante do órgão municipal, a melhor estratégia de compra para os consumidores nesses casos são as pesquisas de preço. “A pesquisa é algo fundamental, principalmente em casos como esse, ajudando o consumidor para que ele não pague preços exorbitantes”, destaca.
Alguns cuidados que os consumidores precisam levar em conta na hora de efetuar a compra do produto também são destaques no levantamento. “É necessário que o consumidor verifique as condições em que o ovo de páscoa está armazenado, o peso informado pelo fabricante e também o prazo de validade contido na embalagem para que o consumidor não se sinta lesado”, finaliza Prada.