Solidariedade: Educadores de Escola Municipal de Araraquara ajudam a adoçar a Páscoa de 1300 alunos

06/04/2012 - 04h16

Chocolate, flocos de arroz e muita solidariedade. Estes foram os ingredientes usados pelas diretoras, professores, coordenadores e merendeiras no preparo dos 1300 ovos de chocolate maciço que foram entregues nesta quinta-feira (5) aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do CAIC “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, do Vale do Sol, zona oeste de Araraquara.
Na cozinha da escola, as educadoras unidas em esquema de mutirão se revezaram para ajudar na compra dos produtos e na preparação dos ovos.
“A principio assustamos com a grandeza do projeto, pela quantidade de ovos e o tempo de preparo. Mas temos uma equipe grande e o pessoal se organizou de tal modo que em dois dias fizemos praticamente tudo”, contou a diretora pedagógica da EMEF, Maria Alice Foschini Del Duca.
“Todos aproveitaram seus intervalos de trabalho e corriam para a cozinha ajudar na produção. Enquanto um derretia o chocolate, o outro misturava com o recheio e colocava na forminha. Pra embalar foi a mesma coisa. Uma ação conjunta visando um objetivo muito nobre, que é preservar nos nossos alunos a fantasia da Páscoa”, acrescentou a diretora administrativa da EMEF, Sylvana Ellero.
Para a compra dos produtos, a equipe usou o dinheiro da “caixinha” da escola, arrecadada durante o ano. Foram 60 kg de chocolate que renderam 1371 ovos.
“Todo o ano nós compramos e entregamos os ovinhos prontos, mas avaliando o preço e a qualidade dos produtos nos convencemos de que compensava comprar um chocolate melhor e produzir aqui mesmo, entre nós”, disse a coordenadora do primeiro ciclo, Maria Cristina Duarte.
“Quando trabalhos em conjunto não fica uma coisa maçante, e o resultado compensa para todos os envolvidos no processo. Ver os olhinhos curiosos das crianças e depois o sorriso deles quando recebem o ovo do coelhinho da Páscoa é um resultado muito gratificante”, destacou a coordenadora do segundo ciclo, Fabiana de Andrade Leite.
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), a ação mostra o quanto os profissionais da Educação se dedicam na formação do aluno como um todo, tanto na questão pedagógica quanto na sua concepção enquanto cidadão.
“A qualidade no ensino público se dá quando há um poder público que entenda a Educação como prioridade; uma equipe escolar empenhada e a integração da família com a escola. E em Araraquara podemos dizer que temos muito disso”, falou Nino.
“Embora ainda tenhamos muito que avançar, podemos contar com o apoio incondicional do prefeito Marcelo Barbieri, que por meio de grandes investimentos fornece todo o respaldo necessário para o bom funcionamento das atividades nas escolas; e ações como esta feita pelos educadores do CAIC do Vale do Sol demonstram que uma equipe coesa, envolvida de fato com desenvolvimento do aluno, só pode gerar muitos frutos positivos para a Educação de Araraquara”, finalizou o secretário.
A EMEF do CAIC “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro” possui hoje 1048 alunos no ensino regular, 100 alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e contabilizou também, para receber os ovos de chocolate, os cerca de 100 alunos matriculados no Centro de Educação Complementar (CEC) do CAIC.