Araraquara sedia Encontro Nacional de Capoeira no fim de semana

13/04/2012 - 03h00

Nesse final de semana, de 13 a 15 de abril, Araraquara sedia o 11º Encontro Nacional de Capoeira. O evento é uma realização da Associação de Capoeira Sol da Liberdade em parceria com a Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Fundesport - e tem entrada gratuita.
De acordo com Mestre Zezinho, organizador do evento, o encontro terá a participação de diversos Estados brasileiros (Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás) e de cidades do Estado de São Paulo (S.J. Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Matão, Dobrada, Ibitinga, Itápolis, Tabatinga, Nova Europa, Boa Esperança do Sul, Jaboticabal – entre outras).
“Esperamos aproximadamente 150 atletas, entre adultos e crianças, para o torneio do domingo”, conta Mestre Zezinho, que é educador social das Oficinas Culturais Municipais e técnico da equipe da Fundesport. “De Araraquara teremos a participação de cinco academias, além das Oficinas Culturais Municipais”.
“Araraquara já é reconhecida no cenário nacional pela modalidade capoeira. Pelos eventos realizados, já se tornou tradição em nossa cidade. Esta é a 11° edição deste encontro que reúne Mestres de vários Estados brasileiros, tendo como objetivo reunir praticantes, admiradores, profissionais de educação em geral”, comenta Mestre Zezinho.
“Nosso objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da prática de atividades físicas e da contribuição da capoeira na formação educacional de nossas crianças, jovens e adultos. O Encontro também procura atender a necessidade da modalidade no contexto esportivo; assim, promove uma grande competição nas varias categorias de peso, estimula o espírito esportivo e competitivo e forma novos atletas para representar o município nos futuros Jogos Regionais Abertos do Interior”. Programação - O evento terá uma abertura informal, na sexta-feira (13), às 19 horas, com uma Roda de Capoeira, na praça em frente à Câmara Municipal, no centro da cidade.
No sábado (14) o evento se inicia com apresentações culturais na Praça Santa Cruz, às 9 horas. 
Capoeira e Maculelê estão na programação, que tem a participação dos alunos da Associação de Capoeira Sol da Liberdade e das Oficinas Culturais Municipais, além da participação de capoeiristas de outros grupos.
A partir das 10h30, no Clube Estrela, serão realizados workshops de Capoeira Regional, Angola, Contemporânea e Jongo. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na hora da atividade, sem necessidade de inscrição prévia. A previsão é que os workshops se encerrem às 17 horas.
A noite é marcada pela solenidade de formatura, às 19h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. “Este será um momento especial para nossa capoeira, especialmente para a Sol da Liberdade, que irá formar um contra-mestre, uma professora mestre, e três monitores no estado de ‘graduado’. Os alunos presentes irão participar da roda”, explica Mestre Zezinho.
No domingo (15), o Clube Estrela é palco do Torneio Nacional, com a participação das categorias infantil e adulta, das 10 às 15 horas. As inscrições podem ser realizadas das 9 às 10 horas, sem custos. Haverá premiação com medalhas para os vencedores de cada categoria, entre o masculino e o feminino.
O evento conta com o apoio da Panificadora Fada, Tia Rose Pet Shop, e Conect Web Design.