Araraquara sedia a segunda etapa do SP Open Kart

Com entrada gratuita, provas serão disputadas no Kartódromo Adalberto Cattani do Parque Pinheirinho

14/04/2012 - 03h45

A Liga Araraquarense de Pilotos (LAP) realiza neste domingo (15), a partir das 12h30, no Circuito de Rodas do Parque Pinheirinho, a segunda etapa da temporada do ‘SP Open Kart’. O evento, que terá treinos livres já neste sábado (14), conta com apoio da Prefeitura e da Federação de Automobilismo de São Paulo. 
Abertas no dia 4 de março último, as provas desta modalidade terão todas as suas etapas deste ano disputadas em Araraquara (num total de oito, até novembro), no Kartódromo "Adalberto Cattani", com entrada gratuita ao público. 
O presidente da LAP Nilton Gonçalves confirma que neste domingo as provas envolvem seis categorias: 125 cc – Novatos, para pilotos com menos de 1 ano em atividade; 125 cc – Graduados, para pilotos com mais de 1 ano em atividade; e 125 cc – Sênior, destinada a pilotos com, no mínimo, 40 anos de idade.
A novidade desta vez, segundo Nilton, é a diminuição da idade exigida para a categoria 125 cc Sênior em que podem se inscrever pilotos nascidos até o ano de 1972. 
Também serão disputadas as categorias 124 cc- Pro, para motores refrigerados a água; 125 cc - Schifhter, com motores com câmbio até 125 cc e com 50 HP; e 135 cc – RD, motores com câmbio de motos nacionais até 135 cc.

Cronograma
Os treinos livres deste fim de semana serão realizados a partir do sábado (14), entre 9h e 17h, e no próprio domingo, das 8h30 às 10h30. Já as tomadas de tempo começam às 11h e as provas, com duas largadas em cada categoria, a partir das 12h30.
Nilton Gonçalves prevê a participação de até 60 pilotos nas disputas, dos quais  25 são de Araraquara. Para participar de uma prova de kart o piloto tem que ter, no mínimo, 13 anos de idade.
O ‘SP Open Kart’ premiará os primeiros colocados de cada categoria  em todas as etapas de Araraquara. Além das provas de domingo, as próximas provas desta temporada serão disputadas nos dias 20 de maio, 24 de junho, 5 de agosto, 16 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro. Mais informações: niltonboca@kartararaquara.com.br telefone (16) 9773-7889.

Circuito
O kartódromo Adalberto Cattani foi entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri em setembro de 2010, durante as finais do 6º Festival Brasileiro de Kart. 
Na oportunidade, Marcelo agradeceu a todas as pessoas que tornaram possível a construção, inclusive os pilotos de Araraquara, “decisivos para garantir a qualidade da pista, já considerada uma das melhores do Brasil”, conforme ressaltou. 
O homenageado com o nome da pista (Adalberto Cattani) brilhou como piloto araraquarense entre os anos de 1980 e 2002, quando morreu em um acidente automobilístico, aos 36 anos, na volta de uma competição de kart. 
Já em agosto de 2011, Marcelo assinou um termo de parceria com a LAP, que permite à entidade o uso da pista do kartódromo, incluindo a permanência de serviços médicos durante os treinos e as competições.
O Kartódromo Adalberto Cattani integra o ‘Circuito de Rodas’ do Parque Pinheirinho, construído pela Prefeitura com apoio da Petrobras. O complexo inclui as pistas de motocross e bicicross, e a de autocroos, denominada Gildo "Alberto Merlos – Dinho Merlos" (outro araraqarente que também foi piloto), entregue pelo prefeito no último dia 11 de março.