UPA da Vila comemora primeiro ano com ações preventivas de saúde

17/04/2012 - 03h12

A Unidade de Pronto Atendimento “Doutor Antonio Alonso Martinez”, a UPA da Vila Xavier, comemorou, no sábado (14), o primeiro ano de funcionamento com atividades preventivas de saúde e bem estar. A UPA foi inaugurada pelo prefeito Marcelo Barbieri no dia 16 de abril de 2011. Nas tendas armadas ao lado da UPA, na Avenida Marzio Peres, a população teve acesso aos serviços preventivos de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de orientações sobre nutrição e sessões de higienização facial e maquilagem realizadas por estagiários. Enfermagem, Estética, Terapia Ocupacional, Nutrição, Odontologia e Farmácia foram os cursos da Uniara engajados na ação. Os monitores da Fundesport ministraram aulas de ginástica e Lian Gong para diversos grupos da terceira idade de bairros da Grande Vila Xavier do programa Saúde na Praça. Agentes da Vigilância Epidemiológica abordaram ações de combate à dengue e cuidados com animais peçonhentos. Cerca de 200 pessoas participaram das ações desenvolvidas das 9h às 12h.
 
Pronto Atendimento
A UPA da Vila com 950 metros quadrados de área construída, localizada na Avenida José do Patrocínio esquina com a Avenida Antonio Lourenço Corrêa, atende, em média, 300 pessoas por dia em um universo de 65 mil moradores da Grande Vila Xavier. Equipada com modernos equipamentos para atender emergências e urgências 24h, a Unidade está instalada em prédio próprio da Prefeitura que teve recursos federais de R$ 1,5 milhão para sua construção. As dependências internas dispõem de videomonitoramento e na área externa possui estacionamento para ambulâncias e posto do SAMU. A administração do prefeito Marcelo Barbieri constrói também a UPA Central na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, com 1050 metros quadrados e previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. Essa UPA terá os mesmos padrões da UPA da Vila e será também equipada com Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.
 
Salas de Estabilização nos bairros 
O serviço emergencial está sendo ampliado com a instalação de duas salas de estabilização, sendo uma no Vale do Sol/Acapulco e outra no Selmi Dei, setor IV. Nessas unidades, as equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos irão prestar assistência temporária para estabilização de pacientes em estado grave ou de condição clínica frágil, que, após estabilizados, poderão ser encaminhados com segurança para internação hospitalar.