20/04/2012 - 04h24
Mais 150 vagas foram abertas no curso de especialização para mototaxistas e motofretistas de Araraquara e região. O curso é resultado do convênio entre a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Sest/Senat e conta com apoio da Prefeitura de Araraquara.
O curso é gratuito e obrigatório para profissionais da área e exigido por lei federal, que passa a vigorar a partir de agosto deste ano. Quem não fizer o curso poderá ser impedido de exercer legalmente a profissão, já que a Polícia Militar passará a fiscalizar o setor.
As 150 vagas serão distribuídas em cinco turmas com 30 participantes cada, nos períodos da manhã, tarde, noite e finais de semana. A estrutura curricular inclui os temas: Ética e cidadania na atividade profissional, Noções básicas de legislação, Gestão do risco sobre duas rodas, Segurança e saúde, Transporte de pessoas ou Transporte de cargas e Prática veicular individual específica (carga ou pessoas).
Araraquara possui atualmente cerca de 450 mototaxistas e 400 motofretistas. Segundo o coordenador de Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura, Marcos Bispo, entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano, 210 motofretistas e 240 mototaxistas já participaram do curso.
Inscrições
Para se inscrever, o candidato precisa ter 21 anos ou mais; estar habilitado, no mínimo por dois anos, na categoria A e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir; cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
A inscrição deve ser feita no Sest/Senat, na Avenida Antenor Elias, n° 1.450. No ato da inscrição, é necessário levar uma foto 2x2 colorida e recente; certidão original de prontuário do Detran pra fins trabalhistas (retirar no Ciretran da cidade onde foi emitida a CNH ou no Poupatempo) e certidão original de distribuição criminal (retirada no fórum da cidade onde foi emitida a CNH).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3336-2090.