Mastrangelo Reino encanta público com suas fotos

Auditório da Uniara ficou lotado para a palestra do fotógrafo

05/05/2012 - 03h47

O fotógrafo Mastrangelo Reino esteve no Centro Universitário de Araraquara – Uniara para ministrar a palestra “Um apaixonado por fotografia”, evento promovido pela instituição, em conjunto com o Foto Clube Aracoara. Com o auditório José Araujo Quirino dos Santos lotado, o profissional encantou os presentes encantados com o seu trabalho.
Sempre simpático e bem humorado, Reino iniciou a palestra de forma tímida, mas logo começou a exibir suas fotos para o público e ficou mais à vontade ao comentar sobre cada uma delas. Entre uma e outra explicação, deu dicas à plateia da melhor forma de como fotografar. “Eu, por exemplo, sempre procuro sair do comum na hora de dar um clique. O que ninguém faria é o mais gostoso”, comentou.
Inicialmente, o profissional mostrou os trabalhos quando ainda estava em Araraquara, destacando a foto da rebelião da penitenciária da cidade, a qual lhe abriu caminho para que conseguisse um emprego no jornal Folha de São Paulo.
Depois, foi a vez das fotos esportivas. “No futebol, por exemplo, é muito na pegada do lance. Fazer uma composição é muito difícil, quase impossível. Quanto ao judô, adorei fotografar. É um balé à parte”, afirmou.
Humilde, Reino disse que sempre tem muita sorte ao conseguir grandes flagrantes, sendo que muitos deles que acabavam estampando capas da Folha de São Paulo. “Mas mesmo contando com a sorte, é necessário sempre estar atento a tudo, de modo que tente fazer uma boa composição no enquadramento da foto”, complementou.
Na sequência foi a vez de Reino mostrar as fotografias feitas por celular. “O principal não é o equipamento, mas o olhar”, ressaltou o artista.
Antes de abrir para as perguntas da plateia, o profissional exibiu alguns trabalhos feitos durante um período em que esteve em Moçambique, na África. Ao final do evento, ele recebeu cumprimentos de muitas pessoas que, inclusive, fizeram questão de tirar foto com o palestrante.