09/05/2012 - 03h18
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas, retomou nesta semana as obras de recuperação na travessia da Avenida Alberto Santos Dumont, entre os bairros Jardim Água Branca e Yolanda Ópice, na região Leste de Araraquara. O local está interditado desde o dia 11 de fevereiro quando um temporal causou erosão devido o aumento de volume de água no córrego Água Branca.
O governador do Estado Geraldo Alckmin liberou recursos de R$ 800 mil, solicitados pelo prefeito Marcelo Barbieri, de acordo com o projeto aprovado pela Casa Militar do Estado de São Paulo, para os serviços de drenagem e infraestrutura na travessia.
A empresa contratada pela Prefeitura começou a limpeza do córrego e retirada da tubulação com 3,2 metros de diâmetro. Em seguida, será construída uma base de pedra rachão para sustentação das aduelas pré-moldadas de concreto, numa extensão de 33 metros lineares.
Segundo o prefeito Marcelo, “cada aduela mede 4 metros de largura por 3 metros de altura e aumentará consideravelmente a vazão do córrego, evitando erosões”.
Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, depois dos serviços preliminares de terraplenagem, drenagem e retirada do solo mole, as aduelas serão assentadas. O trecho será compactado para a pavimentação, construção de calçadas, instalação de alambrado e restabelecimento dos cabos subterrâneos de energia e telefonia.
Ainda constam dos serviços complementares o plantio de grama, tipo batatais, alambrado com tela, esticador e limpeza geral. O prazo para a conclusão das obras é de 60 dias.