11/05/2012 - 04h06
O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras e Serviços Públicos Valter Rozatto conferiram o andamento de novas frentes de trabalho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Araraquara, na manhã dessa quinta-feira (10).
Marcelo e Rozatto percorreram a área externa e os locais de acesso e saída da UPA pelas ruas Américo Brasiliense e Maria Antonia Camargo de Oliveira, a Via Expressa. Em seguida conferiram a área de estacionamento, drenagem, demarcações dos alambrados e base do reservatório de água. No local, também já foram demarcadas as faixas para desaceleração do trânsito para acesso à UPA, bem como as baias para os ônibus.
Nas dependências internas, o prefeito e o secretário passaram por todas as alas de atendimento, consultórios, descanso médico, pediatria e depósitos do prédio de cerca de 1.050 metros quadrados.
A cobertura está com 50% de telhas instaladas; as instalações hidráulicas também estão em andamento e as paredes internas da platibanda estão em fase de conclusão.
“A obra está com bom ritmo em todas as frentes de trabalho, incluindo revestimentos, partes elétrica e hidráulica, terraplenagem e, em breve, entregaremos uma unidade que será referência regional no antendimento de urgências e emergências”, disse o prefeito.
Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, o prédio ganha contornos definidos com a construção dos acessos, limpeza da área externa e os seviços de acabamento.
A UPA Central tem investimento superior a R$ 2 milhões, obtidos por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde. O Ministério também repassará verba de custeio mensal de R$ 200 mil.
Com mais de mil metros quadrados, superando a metragem da UPA da Vila Xavier, a unidade terá equipamentos para atendimento de emergência e capacidade para estabilizar o quadro clínico do paciente; definir diagnósticos e analisar a necessidade de encaminhamento ao hospital.
Caso não seja necessária a internação, a UPA Central poderá manter o paciente em observação por até 24 horas, já que disporá de leito. Também terá serviço de raio-x, laboratório para exames, aparelhos de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.
Referência
A UPA I, da Vila Xavier, entregue pelo prefeito Marcelo em abril de 2011, já é referência em urgência e emergência em Araraquara e atende, em média, 300 pessoas por dia.
A Prefeitura já entregou também a Sala de Estabilização “Dr. Othon Leite do Amaral”, no setor IV do Jardim Roberto Selmi Dei, com atendimento médico 24 horas para a população.