O novo prédio foi inaugurado no dia 8 de maio e, no Dia das Mães, o hospital iniciou efetivamente suas atividades
15/05/2012 - 03h48
Mariana Desidério do Nascimento deu à luz ao seu primeiro filho, fruto do relacionamento com o técnico em cartucho Ricardo Carlos Ortega Filho. A jovem de 19 anos deu entrada na Maternidade de Araraquara por volta das 10h30 e o pequeno Bernardo nasceu às 15h03, com 3,160 kg e medindo 49 cm. Mariana entrou em trabalho de parto, mas o quadro acabou evoluindo para uma cesariana.
“A emoção que senti ao ver meu filho pela primeira vez é inexplicável. O tempo todo ele ficou no quarto comigo, assim como a presença do meu companheiro me apoiando e ajudando”, destacou a nova mamãe.
A Gota retoma seu funcionamento pautada pelas novas diretrizes do Ministério da Saúde no que se refere ao atendimento à gestante e ao recém-nascido. Acolhimento, atenção antes, durante e pós parto são alguns dos pontos fundamentais para a implantação do atendimento humanizado.
Com pouco tempo de vida, Bernardo já carrega com ele a longa e bela história de uma entidade referência em Araraquara. A história da Gota de Leite teve início em 1916 e a sua reabertura era um pedido das mulheres da cidade.
Primeiro atendimento
A realização do primeiro parto na Maternidade foi um momento de muita expectativa para a equipe de saúde. O hospital abriu suas portas às 7h e por volta das 8h a gestante Bruna Roberta da Silva, de 25 anos, recebeu o primeiro atendimento. Ainda não era o momento de nascer sua primeira filha, Laura.
Bruna, moradora do Iguatemi, passou por uma consulta e retornou para casa, mas não deixou de elogiar a atenção recebida. “Fui bem atendida e o hospital está muito bonito”, disse.
Até o final da tarde de segunda-feira, a Gota de Leite já havia registrado mais um nascimento de um menino.
Benção
O prefeito Marcelo Barbieri, o superintendente da FunGota, Anuar Lauar, e a secretária da Saúde, Regina Barbieri, estiveram na Maternidade na manhã do domingo. O padre Samir abençoou o início das atividades do hospital. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), o vereador José Carlos Porsani e secretários municipais.