Equipes saem às ruas na manhã deste sábado (7), a partir da concentração às 7h30 no Tiro de Guerra
Fotógrafo: João Pires/LBF
06/05/2011 - 04h59
Na manhã de quinta-feira (5), o prefeito Marcelo Barbieri participou do lançamento da Campanha do Agasalho 2011, na Praça de Santa Cruz, Centro de Araraquara. O mutirão de arrecadação será feito neste sábado (7), entre 8h e 12h, a partir da concentração no Tiro de Guerra, na Vila Xavier, às 7h30. Realizado pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, a campanha conta com diversas parcerias - representantes da sociedade civil, militares, clubes de serviços, empresas, escolas e entidades. Podem ser doados cobertores, agasalhos, calçados e blusas de lã, entre outras peças de inverno.
No lançamento, o prefeito Marcelo ressaltou o apoio dos parceiros e da Câmara Municipal na campanha, incluindo a imprensa. E pediu a solidariedade da população, já que o inverno deste ano ameaça ser mais rigoroso. "Com as doações, vamos amenizar o drama das famílias em situação de vulnerabilidade social no município”, afirmou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, também destacou o envolvimento dos parceiros e da comunidade araraquarense na campanha. Conforme disse, “a população será sempre solidária às causas sociais que visam o benefício dos que mais precisam de auxílio".
Zi creditou o êxito da campanha ao apoio logístico da Prefeitura, aliado à estrutura dos parceiros na formação das equipes, que saem em veículos pela cidade para arrecadar as doações.
O mutirão de arrecadação está confirmado para este sábado (7), às 7h30, com concentração e partida da sede do Tiro de Guerra (TG), na Vila Xavier. As equipes percorrerão diversos bairros da cidade, entre 8h e 12h, para recolher as peças que serão repassadas às entidades cadastradas no Fundo Social e depois entregues às famílias.
Olhar social
O presidente da Câmara Municipal, Aluizio Braz, ‘Boi’, destacou a importância da campanha e a participação do Legislativo. “É motivo de orgulho participar de um governo que olha para a população mais carente, já que ainda existem muitas pessoas na cidade que precisam de agasalhos”, afirmou o parlamentar.
O desafio deste ano, segundo o prefeito Marcelo, é “ultrapassar os números de 2010”, quando foram arrecadadas 86.925 peças, doadas a 66 entidades cadastradas e, posteriormente, a diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2009, primeiro ano da campanha do atual governo, a arrecadação somou 80.477 peças.
O prefeito Marcelo ainda ressaltou que, a exemplo de 2010, os voluntários serão liderados por atiradores do Tiro de Guerra. O TG será o ponto de partida do mutirão e o local de armazenagem e distribuição do material arrecadado. E será a primeira vez, na atual administração, que a ação será realizada de manhã.
Além do mutirão, foram montados mais de 60 postos de arrecadação pela cidade, entre escolas, supermercados e estabelecimentos públicos e particulares.
Também participaram do lançamento da campanha, na Praça de Santa Cruz, os vereadores Fernando Câmara, ‘Galo’, e Lucas Grecco; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico Valter Merlos; além de outros secretários e integrantes do governo, e de representantes das entidades que participam da campanha, como Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Grupo de Escoteiros, entre outros.