18/05/2012 - 03h50
O deputado estadual Roberto Massafera subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo esta semana para fazer uma homenagem e comunicar aos colegas o falecimento do amigo e ex-deputado estadual, José Alfredo Amaral Gurgel, morto no domingo (13).
“Nobres deputados, venho a esta tribuna com um misto de tristeza e orgulho. Tristeza por que venho comunicar o falecimento do ex deputado José Alfredo Amaral Gurgel. Orgulho por que posso prestar essa homenagem a este ilustre filho de Araraquara.”
Nascido em Araraquara em 21 de merco de 1929, Amaral Gurgel, deste cedo manifestou comprometimento com o interesse público. Com apenas 21 anos de idade foi eleito o mais jovem vereador de Araraquara. Na época, o exercício da vereança não era remunerado.
“Formou-se em direito e tornou-se um brilhante advogado e jurista. Homem de pensamento e grande cultura, no incio dos 50 foi eleito deputado estadual por duas vezes tendo trabalhado para o desenvolvimento e engrandecimento cultural e político da nossa cidade e região”, relatou Massafera.
Amaral Gurgel também exerceu a docência universitária nas mais importante universidades de São Paulo como Unicamp, Unesp e Mackenzie.
“Sua atuação política em favor Araraquara e região me sensibilizaram desde cedo. Eu era um adolescente e começava a me despertar para a atividade política e, assim, pude testemunhar seus esforços e visualizar os resultados que promoveram o desenvolvimento de Araraquara e me fizeram compreender a ação política como a ação em favor do bem comum.”
“Assim Amaral Gurgel nos deixou, mas fica seu exemplo de vida, sua postura firme, retidão de caráter, sua ética e sua capacidade de diálogo”, afirmou Roberto Massafera. Amaral Gurgel estava com 83 anos e deixou filhos, irmã e netos.