Porsani propõe câmeras de vigilância em postos de gasolina

18/05/2012 - 03h59

A instalação de câmeras de vídeo na área externa dos postos de gasolina de Araraquara pode se tornar obrigatória. Essa é proposta do Projeto de Lei que será apresentada pelo vereador José Carlos Porsani (PP).
O parlamentar argumenta sobre a segurança da população ao chegar aos postos para abastecer seus veículos. “Assaltos vêm acontecendo com frequência. Com a instalação das câmeras acredito inibir a ação desses bandidos e aumentar a segurança dos proprietários de veículos e motos, além das pessoas que trabalham no local”, afirma.
No último sábado, dia 12, um posto de combustíveis foi assaltado no Jardim Yolanda Ópice, e o frentista, Sidnei Aparecido dos Santos, 48 anos, acabou baleado de raspão na cabeça. “Já é o oitavo assalto só esse ano. Eu não esperava ser baleado, estou traumatizado e com muito medo”, desabafou Santos.
Em relação à implantação da nova lei, Santos mostrou-se otimista. “Com as câmeras vou sentir mais segurança, principalmente na hora de abrir o posto, onde o movimento é menor”, disse.
Outra justificativa do vereador Porsani são as lojas de conveniência que existem na maioria desses postos, acarretando um acumulo maior de pessoas, exigindo assim uma melhor segurança no local.
Segundo o diretor regional do Sindicato dos Postos de Combustível (Sincopetro), Subsede Araraquara, Fernando Bicaleto, a implantação de câmeras de segurança é uma medida preventiva válida contra assaltos, mas deve abranger também outros tipos de comércio, como farmácias e supermercados, onde o índice de assaltos também é significativo.
“O Sincopetro já está repleto de leis obrigatórias, eu oriento os associados a instalarem as câmeras, aí vai da consciência do proprietário”, disse Bicaleto.
O Secretário de Cooperação nos Assuntos da Segurança Pública de Araraquara, Eli Schiavi, é a favor do Projeto de Lei, principalmente para fiscalização em relação ao controle do consumo de  bebidas  alcoólicas a menores, motoristas embriagados e também os assaltos que acontecem nos postos e lojas de conveniência.
“É importante que essas imagens sejam disponibilizadas ao poder público, para que a fiscalização e investigações possam ser feitas a qualquer momento. Parabenizo a iniciativa do vereador José Carlos Porsani”, ressalta Schiavi.