Arte naif é tema de exposição itinerante em Araraquara durante o Território da Arte

06/05/2011 - 17h17

A exposição itinerante "Arte Naif - Com Açúcar e Com Afeto", a partir desta sexta-feira (6) quando é aberto oficialmente o Território das Artes de Araraquara - pode ser conferida no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva até o dia 25 de junho.
"Com Açúcar e Com Afeto" retrata o cultivo da cana-de-açúcar e outras riquezas verdes no Brasil, apontando a diversidade e a beleza da paisagem brasileira, além das riquezas provenientes da agricultura. A mostra, que faz parte IX Território da Arte de Araraquara, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus SISEM-SP, com parceria da ACAM Portinari e da Prefeitura de Araraquara.
A exposição reúne 36 obras, possibilitando ao público conhecer um pouco mais da técnica "naif", que significa ingênuo em francês. A técnica, considerada arte simplista e espontânea, apresenta obras de artistas pioneiros nessa técnica no Brasil, de diversos Estados do país, entre eles Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Iracema e Júlio Martins da Silva. 
As pinturas selecionadas para essa exposição fazem parte do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Rio de Janeiro – RJ) e abordam, principalmente, as etapas do cultivo da cana-de-açúcar e outras culturas, desde o plantio até a industrialização. De acordo com a curadora da exposição, Mariza Campos da Paz, a arte naïf encanta e cativa o público logo de cara, pois transmite uma visão idílica, encantadora e repleta de cores.
Silvia Landa, diretora da Arquiprom – empresa responsável pela concepção e montagem da exposição, destaca que a exposição leva para cidades do interior a arte na naïf, que é de fácil compreensão. “O público entende e se identifica, e isso é um bom começo para fazer das visitas às exposições, um hábito no cotidiano das pessoas”.
A abertura da atividade será no Teatro Municipal de Araraquara, amanhã, 06 de maio, às 19h30. Do local, sairá transporte gratuito para levar o público ao Palacete das Rosas e a outros locais que tenham programação do Território da Arte.
A exposição "Arte Naif - Com Açúcar e Com Afeto" fica em cartaz até o dia 25 de junho. O Palacete das Artes está localizado na rua São Bento, nº 794, no Centro. A entrada gratuita.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura UPPM e atualmente reúne cerca de 500 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

ACAM Portinari
A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari ACAM Portinari administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão.
A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org.