Diretor Executivo da Fundação Itesp apresenta Programa hoje em Araraquara

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS será apresentado durante sessão da Câmara Municipal

22/05/2012 - 04h06

O diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, apresentará nesta terça-feira, dia 22, às 15 horas, em Araraquara o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS. Criado por meio da Lei 14.591, o PPAIS é uma ação que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Com o programa, no mínimo 30% das verbas estaduais destinadas à compra de alimentos deverão ser utilizadas para adquirir produtos oriundos da agricultura familiar, in natura e manufaturados. 
Frutas, verduras, legumes e outros alimentos serão utilizados para a produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais públicos, presídios, escolas e instituições de amparo social, entre outras. Assim, a agricultura familiar torna-se cada vez mais viável – como cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares, é fácil concluir que o PPAIS irá beneficiar muita gente: no Estado de São Paulo, são aproximadamente 150.500 agricultores familiares (agricultores tradicionais, assentados, quilombolas, indígenas e pescadores).
A apresentação do PPAIS será realizada na Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Araraquara na Rua São Bento, 887 – Centro.

Itesp

O Itesp atende hoje a 174 assentamentos, com atividades gratuitas de assistência técnica  e extensão rural a mais de 10 mil famílias assentadas. A maior parte dos assentamentos está na região do Pontal do Paranapanema: são 108 – 95 estaduais e 13 federais, mas assistidos tecnicamente pelo Itesp – que somam mais de 5,6 mil famílias.