23/05/2012 - 03h38
Com o objetivo de resgatar as brincadeiras do passado, o 4º Dia Municipal do Brincar será realizado em Araraquara, no domingo (27), no Parque Infantil, das 8h às 13h.
A atividade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Núcleo Brasileiro de Brinquedotecas.
A expectativa para este ano é que 15 mil pessoas compareçam ao local, superando os dez mil participantes do ano passado. O evento foi implantado na cidade em 2009 pelo prefeito Marcelo Barbieri.
Incluído no calendário oficial do município, por meio de projeto de lei do vereador José Carlos Porsani, o objetivo principal é mostrar a importância das atividades lúdicas para as gerações futuras, como bambolê, bolinha de gude e amarelinha.
As escolas municipais de ensino fundamental (EMEF) foram convidadas para prestigiarem as mais de 100 brincadeiras que serão desenvolvidas na praça. “Nosso objetivo é fazer com que as crianças se exercitem de uma forma divertida”, destaca a coordenadora do Núcleo de Brinquedotecas de Araraquara, Lucy Correa.
O prefeito Marcelo Barbieri comenta a importância da realização das atividades. “Esta é uma grande oportunidade para integrar crianças e adultos. As brincadeiras que fizeram parte da infância de muitas pessoas serão lembradas em atividades que elas poderão realizar junto com seus filhos”, destaca.
O evento também marca a comemoração do Dia Internacional do Brincar, assim como acontece em diversos países da Ásia, Europa e América do Sul na última semana do mês de maio.