Prefeito Marcelo prestigiou Viola de Todos os Cantos que está em sua décima edição
29/05/2012 - 03h15
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou na noite de sábado (26), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, em Araraquara, a terceira etapa do 10º ‘Festival Viola de Todos os Cantos’, realizado pela EPTV.
Na abertura, o Festival contou com a apresentação de um grupo de 28 dançarinos, entre meninos e meninas, das Oficinas Culturais da Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara. “É muito importante para nós, da Prefeitura e da cidade, sediar o Festival Viola de Todos os Cantos, que revela novos e grandes talentos e mantém a tradição das músicas de raiz e regional de todo o Brasil”, disse Marcelo.
O evento, que teve a presença de um grande público, premiou os grupos Violeiros Matutos, na categoria raiz, e Chão de Areia, na categoria regional, que se classificaram para a grande final em Poços de Caldas (MG), no dia 22 de junho. Cada grupo classificado também recebeu R$ 1 mil como premiação.
Ao todo, 12 canções concorreram em Araraquara nas duas categorias. O festival, que também teve as apresentações bastante aplaudidas do violeiro Mazinho Quevedo e da cantora Jayne, custou como ingresso um quilo de alimento não perecível. Esses produtos serão distribuídos para entidades assistenciais, cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Município.
Também participaram do evento os secretários municipais Orlando Mengatti Filho, o Nino (Educação) e Luiz Zaccarelli (Governo), além dos coordenadores Pedro Vono (Oficinas Culturais) e Eneida Miranda de Toledo (Comércio, Turismo e Serviços), e de outros representantes do governo.
Superação
Com a música ‘Minha Sina’, o grupo paulistano Violeiros Matutos superou os outros cinco concorrentes na categoria raiz. “Não esperava vencer porque estávamos concorrendo com grandes músicas”, disse o compositor da canção, Sérgio Penna.
Na categoria regional, o Chão de Areia, de Tramandaí (RS), conquistou o 1º lugar com a música ‘De Volta a Sorocaba’, composta por Mario Tressoldi, Chico Saga e Ivo Ladislau.
"É sempre uma emoção participar do Festival. Estivemos em todas as edições e já chegamos à final em cinco", afirmou Tressoldi.