Objetivo é transmitir às crianças noções de higiene pessoal e prevenção de acidentes domésticos
30/05/2012 - 02h27
O Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradelli Malara”, do Selmi Dei I, recebeu durante a semana de 21 a 25 de maio o CrianSAFE, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, realizado em parceria com a Prefeitura de Araraquara, que leva às escolas municipais atividades educativas com temas como meio ambiente e higiene pessoal.
De acordo com a estudante de Farmácia e integrante do CrianSAFE, Beatriz Correia, durante toda a semana os alunos do CER participaram de brincadeiras que abordaram os assuntos de maneira lúdica.
“Foram diversas atividades ao longo da semana. Na segunda-feira trouxemos o escovódromo e ensinamos as crianças a escovar os dentes corretamente; na terça o tema foi doenças parasitárias, então conversamos sobre a importância de lavar as mãos antes de comer e brincamos de ‘piolho-quente’, uma paródia da batata-quente”, contou Beatriz.
“É um trabalho bacana, pois eles saem um pouco da rotina e a gente também. Além disso, falar sobre saúde é sempre importante e tudo que levamos ao aluno é o complemento do trabalho do professor em sala de aula”, destaca a estudante.“Fizemos também brincadeiras sobre alimentação saudável e realizamos a coleta de material para exame coproparasitologico das crianças. O resultado dos exames será apresentado aos pais, seguido por uma palestra de orientação sobre o tratamento de doenças. É um trabalho que envolve a família”, acrescentou Vinicius Teixeira Botelho, voluntário do CrianSAFE.Para a professora do CER, Cláudia Berger Telarolli, o evento “traz uma maneira divertida de aprender e discutir temas importantes e atuais, muito usados no dia-a-dia das crianças como piolho, dengue e reciclagem. O resultado tem sido muito positivo, e o melhor é que as crianças curtem bastante”, afirmou.
A agente educacional Kátia Regina de Souza e Silva contou que a parceria com a UNESP, realizada desde 2011, é um sucesso. “Eles sempre trazem uma maneira diferente de chegar até o aluno e sua família, e isso é muito importante tanto para a educação da criança quanto para o trabalho desenvolvido dentro do CER”, explica.
As alunas Natiely e Phamela, de 5 anos, adoram as visitas do grupo. “A gente estuda, faz os trabalhinhos, aprende e brinca”, contam.
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), “parcerias como esta somam esforços na busca do único objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Araraquara”.
“A saúde também se aprende na escola. E é com este pensamento que o prefeito Marcelo Barbieri apoia projetos educativos como este, que além de levar o conhecimento até a criança, envolve e conscientiza toda a família”, destacou Nino.O CrianSAFE, que acabou nesta sexta-feira com um passeio no entorno da escola, contou com apoio da Guarda Municipal.