31/05/2012 - 03h32
O prefeito Marcelo Barbieri deu posse aos membros do Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara (Comad) na segunda-feira (29). Os integrantes irão cumprir mandato de dois anos.
O Comad integra o Sistema Nacional Antidrogas (Sisnad) e é formado por representantes do Poder Público e da sociedade, que atuam em universidades, órgãos públicos, ONGs e empresas privadas.
“O Comad tem tido grande importância nos últimos anos com ações coordenadas no combate às drogas.
Tivemos grandes eventos realizados a partir da iniciativa do Conselho, que visam a prevenção da drogadição”, afirmou o prefeito Marcelo.
Um dos principais objetivos do Comad é o de estimular a comunicação entre as diversas entidades que oferecem atenção ao alcoolismo e à drogadição, para fazer com que os serviços já existentes no município atuem de maneira integrada.
Marcio Servino, então presidente do Comad, afirmou que o Conselho começou a tomar forma em 2009, quando o prefeito Marcelo Barbieri lançou o Promad (Programa Municipal Antidrogras). “Essa foi a primeira ação efetiva desde quando o Comad foi criado”.
O secretário de Governo, Luiz Zacarelli, disse que o atual governo não tem medido esforços para combater a drogadição em Araraquara, e citou a implantação do Caps-AD, ampliação dos Cras e outros projetos de apoio ao Comad.
Os integrantes se reúnem uma vez por mês para discutir ações e propostas na questão da dependência e do combate às drogas. Cabe ao Comad avaliar a conjuntura municipal, mantendo atualizadas a Prefeitura e a Câmara Municipal, a fim de contribuir com as políticas públicas referentes à redução da demanda de drogas em Araraquara.