01/06/2012 - 02h51
O Centro Especializado de Assistência Social (Creas) Girassóis encerrou, nessa quinta-feira (31), a Campanha de Combate ao Abuso e Violência contra Crianças e Adolescente reunindo, na sede do órgão, jovens inscritos nos programas sociais da rede municipal.
Durante o mês de maio, várias ações foram desenvolvidas nos Cras, nas escolas e praças da cidade, com distribuição de cartilhas educativas, panfletos, sacolas retornáveis de divulgação da campanha e apresentações de grupo teatral. Um dos parceiros da campanha, o Sest/Senat orientou motoristas de caminhão, ônibus e táxis sobre a importância de denunciar qualquer abuso aos órgãos competentes.
"O trabalho de conscientização da necessidade da prevenção e também da denúncia dos agressores continua na rede social do município e também pelo disque 100", afirma a secretária da Pasta Social, Maria Cecília Sambrano Vieira.
Para a coordenadora da campanha e gestora do Creas Girassóis, Maria José Oliveira de Moraes, os jovens foram orientados para atuarem como agentes multiplicadores. "Durante o mês de maio, houve uma grande integração entre as pastas da Educação e Social. O papel do Creas em acolher, proteger e orientar os jovens está mais fortalecido”, avaliou a gestora.
A pedagoga e integrante do Conselho Municipal de Educação, Miriam Oliveira, ministrou a palestra ‘Violência Familiar contra Crianças e Adolescentes – Conhecer para Proteger´. Já o grupo teatral do Núcleo de Artes Integradas apresentou a peça ‘Conto ou não conto’.