01/06/2012 - 02h53
Durante esta semana está sendo realizado o III Simpósio do Meio Ambiente em Araraquara, o evento já realizou palestras com o Prof. Dr. Marco Miroz e com Rogério Menezes de Mello que é secretário adjunto da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Hoje (01) os palestrantes serão o Prof. MS. Pedro F. Caballero e o Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho que falam sobre o tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma reflexão sobre o Panorama Local. O evento ocorre, às 19h30, no Anfiteatro A da Faculdade de Ciências e Letras UNESP.
A realização do Simpósio vêm contribuindo através de palestras e debates na elaboração de soluções ambientais para Araraquara e região. Estiveram presentes nas atividades do Simpósio a dirigente estadual do PV Edna Martins, o presidente municipal do PV Fernando Galo Cesar Câmara, o secretário de Meio Ambiente José Reis dos Santos Filho, o assessor municipal de Políticas Públicas LGBT Paulo Tetti e demais lideranças.
Sobre o evento declarou Edna Martins “acreditamos que com a realização deste Simpósio, devemos ampliar o circuito de ações institucionais e de movimentos sociais comprometidos com políticas voltadas a preservação do meio ambiente e com a garantia da promoção de melhores indicadores de uma vida digna e de qualidade para as pessoas, parabenizo o atual secretário do meio ambiente por esta iniciativa, desde o ano passado através do mandato do então vereador Galo a proposta do Simpósio já vinha sendo defendida, estamos felizes por ela estar sendo concretizada neste momento.”
O secretario de Meio Ambiente José dos Reis Santos Filho destacou sobre a construção do III Simpósio de Meio Ambiente a importância do trabalho integrado do Conselho de Gestão do Meio Ambiente e as parcerias com a ACIA, UNESP, UNIARA e Logatti. Sendo que um dos principais objetivos do Simpósio é de estabelecer um produtivo diálogo acerca de políticas ambientais aproveitando o contexto da realização Da Rio+20 no Brasil e de iniciar a delimitação de diretrizes para a criação do mapa de vulnerabilidade ambiental de Araraquara.
Ações da Secretaria de Meio Ambiente
Segundo informações da Prefeitura de Araraquara a Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi criada em 2009, e já conquistou três prêmios Município Verde Azul (2009, 2010 e 2011) e dois prêmios Franco Montoro (2010 e 2011) pela Bacia Tietê-Jacaré pela recuperação de mananciais (Tanquinho, Chácara Flora, Córrego do Vieira, Água Branca e Ribeirão das Cruzes).
Em Araraquara de 2009 até hoje, o índice de área verde por habitante passou de 34m² para 64m², índice acima do mínimo recomendado pela ONU (12m²). Também, mais de 120 mil mudas de árvores nativas foram plantadas nos mananciais nas ações de reflorestamento desde 2009.
Outra ação da secretária foi investir na recuperação dos seguintes córregos: Ribeirão das Cruzes, Tanquinho, Vieira, Água Branca, Marivan, Serralhal, Martins e Paiva, além de trechos do Ribeirão do Ouro, afluentes do Ribeirão das Cruzes e do Ouro, além das nascentes Tanquinho, Caixa D´Água e Água Branca.
De acordo com informações da Prefeitura de Araraquara a secretaria de Meio Ambiente realizou a inauguração da Biblioteca Municipal Ambiental Verde Azul, implantou a Cartilha Ecológica na rede municipal de ensino através da Secretaria Municipal de Educação, criou a Guarda Municipal Ambiental, implantou o IPTU Verde e inaugurou o Ponto de Entrega de Entulhos e Volumosos (PEV) do bairro Selmi Dei.