Encontro debate novas alternativas de combate às drogas

Prefeito Marcelo Barbieri prestigia abertura do evento que reuniu autoridades e municípios da região de Araraquara

02/06/2012 - 03h03

Na manhã dessa sexta-feira (1º), o prefeito Marcelo Barbieri prestigiou, em Araraquara, a abertura do V Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas.
Realizado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Coed), em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara (Comad), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, o evento reuniu 12 cidades da região, além de Araraquara, e diversas autoridades e profissionais que atuam no setor. 
Após a solenidade de abertura, o coordenador de Políticas sobre Drogas (órgão ligado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo), Luiz Alberto Chaves de Oliveira, ministrou palestra sobre o tema. 
Segundo o prefeito Marcelo, nos últimos três anos Araraquara tem implantado várias políticas públicas para combater o consumo e o tráfego de drogas e atuado na coibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, seguindo a norma estabelecida pelo Governo do Estado.
O prefeito citou a implantação do Caps-Ad, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que atua no tratamento de pessoas envolvidos com álcool e drogas, e o trabalhos dos Cras – Centros de Referência da Assistência Social, como orgãos que atuam diretamente na  questão. 
“É preciso que os poderes públicos e a sociedade civil se unam cada vez mais nas políticas e ações de combate”, enfatizou o prefeito, que destacou a parceria com a entidade Amor Exigente pela causa.

Preocupação
O coordenador estadual de Políticas sobre Drogas, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, também enalteceu as políticas de Araraquara relativas a drogas, que envolvem os setores públicos e privados nas ações. 
“A situação é grave e conflitante, mas os governos e a sociedade estão preocupados com a situação e isso pode aumentar os debates e ações de enfrentamento”, disse Luiz Alberto. 
O coordenador acrescentou ser preciso estimular a criação de mais conselhos municipais antidrogas no Estado e no País e aumentar o envolvimento das cidades para o enfrentamento das drogas.  
"Araraquara pode ser considerada exemplo no Estado e no Brasil por suas políticas de prevenção, tratamento e especialmente, de articulação em rede em relação a ações antidrogas", destacou o coordenador.
O vereador Elias Chediek e o presidente do Comad, Márcio Servino, também enalteceram as políticas implementadas desde 2009 pelo governo do prefeito Marcelo Barbieri no combate a drogas.
Também participaram do encontro sobre drogas no Centro Internacional de Convenções o assessor parlamentar Rubens Chemin representando a secretária estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania Heloísa Arruda; representantes do deuputado estadual Roberto Massafera e do vereador Ronaldo Napeloso; além de diversos secretários municipais e outros representantes de governos e de entidades regionais que atuam no setor.