05/06/2012 - 03h16
Por meio do Sara - Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara, a Secretaria Municipal de Saúde entregou vinte cadeiras adaptadas, feitas sob medida para crianças portadoras de deficiências físicas. Também foram entregues aparelhos ortopédicos em geral e equipamentos auxiliares de locomoção.
De acordo com o gerente de Reabilitação e responsável pelo Sara, Luiz Armando Garlippe, somente nestes equipamentos foram investidos R$ 150 mil, oriundos do Governo do Estado.
“Essas entregas são periódicas e envolvem todo um processo anterior de preparação do material, principalmente as medidas e as adequações”, explica Luiz Armando.
Os equipamentos foram obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de pregões presenciais e entregues pelas empresas vencedoras das licitações, Jácomo Aricó Jr., Philadélfia e Expansão.
Ainda segundo Luiz Armando Garlippe, desde 2009, a Prefeitura já entregou, por meio do Sara, cerca de mil destes equipamentos em Araraquara.
Garlippe acrescenta que o Sara prioriza a qualidade dos equipamentos entregues, além da manutenção e das substituições quando necessárias.
Benefícios
“É um momento mágico e uma realização, que significa a independência de locomoção do Leonardo”, afirma o pai, Milton Aprile Domingos. Portador de paralisia cerebral, o garoto recebeu uma cadeira adaptada, ou auxiliar de locomoção.
“Trata-se de um grande benefício para o meu filho”, disse Patrícia Fernanda Vasques, mãe de Arthur, de um ano e nove meses, que recebeu um aparelho ortopédico para correção dos pés.
“É a melhor coisa que ele poderia receber”, afirmou Adriana Regina Costa, mãe de Kauan, de 15 anos, portador de anóxia cerebral, que recebeu uma cadeirinha de banho e também um aparelho ortopédico.